Renovação da igreja do mercado em Clausthal: incêndio após incêndio criminoso!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Renovação da igreja mercantil em Clausthal-Zellerfeld após um incêndio devastador; A preservação dos monumentos e os serviços religiosos continuam a ser garantidos.

Sanierung der Marktkirche in Clausthal-Zellerfeld nach verheerendem Brand; Denkmalpflege und Gottesdienste weiterhin gesichert.
Renovação da igreja mercantil em Clausthal-Zellerfeld após um incêndio devastador; A preservação dos monumentos e os serviços religiosos continuam a ser garantidos.

Renovação da igreja do mercado em Clausthal: incêndio após incêndio criminoso!

Em Clausthal-Zellerfeld, está actualmente em curso a renovação da historicamente significativa igreja mercantil “Zum Heiligen Geist”, que foi gravemente danificada após um incêndio devastador no passado mês de Julho de 2025. A maior igreja de madeira da Alemanha, construída no século XVII, é o foco dos trabalhos de restauro, que estão a ser realizados sob requisitos especiais de protecção de monumentos. Grandes danos de incêndio foram descobertos em vigas de abeto, que agora tiveram que ser cuidadosamente substituídas. Esta informação vem de NDR.

O incêndio deflagrou na noite de 19 para 20 de julho, tendo os bombeiros sido alertados pouco depois da meia-noite. As chamas arderam no lado leste da igreja, forçando os serviços de emergência a funcionar por horas. Mais de 100 bombeiros impediram que o incêndio destruísse toda a igreja e, felizmente, o interior com capacidade para 2.000 lugares permaneceu intacto. O incidente foi rapidamente considerado incêndio criminoso e a polícia está investigando. Um suspeito foi preso temporariamente, mas liberado porque nenhuma suspeita urgente pôde ser comprovada. O Göttinger Tageblatt também relata de forma abrangente os acontecimentos da noite do incêndio.

Trabalhos de renovação sob rigorosos requisitos de proteção de monumentos

As obras de renovação decorrem a uma altura de doze metros e exigem um esforço considerável. Para a nova fachada, foram derrubados cerca de 40 abetos escolhidos a dedo, provenientes da floresta municipal de Clausthal. Os carpinteiros Max Kahnert, Hauke ​​​​Scholz e o mestre carpinteiro Mirco Moews são os responsáveis ​​​​pela renovação e têm sempre em mente o bem-estar da estrutura histórica. Os danos causados ​​pelo incêndio ainda não estão claros, mas serão cobertos pelo seguro. A pastora Mirja Rohr está otimista com o andamento das obras de reforma e enfatiza que os cultos da igreja podem ocorrer normalmente aos domingos.

Estrutura única em perigo

A igreja do mercado não impressiona apenas pelo seu tamanho, 57 metros de comprimento e 26 metros de largura, mas também pelo seu significado histórico. Como um dos poucos edifícios religiosos de madeira sobreviventes na Alemanha, tem um status muito especial. Só a torre é composta por 56 toneladas de madeira. Foi até relatado que florestas inteiras foram derrubadas para construir a igreja. Apesar do horror de julho, a comunidade permanece otimista e está trabalhando em conjunto para restaurar a igreja ao seu novo esplendor, enquanto o corpo de bombeiros planeja realizar mais exercícios na igreja no futuro, a fim de responder preventivamente a tais desastres, de acordo com katholisch.de.