Incêndio florestal no Harz: Centenas de bombeiros combatem as chamas!
Centenas de bombeiros combatem o incêndio florestal entre Granetalsperre e Goslar. Chamas controladas, trabalhos de extinção em andamento.

Incêndio florestal no Harz: Centenas de bombeiros combatem as chamas!
Centenas de bombeiros trabalham há dias para combater um persistente incêndio florestal nas montanhas Harz. O incêndio, que deflagrou no domingo, 22 de junho, por volta das 18h08, está se espalhando entre Granetalsperre e Goslar. O incêndio já atingiu uma área de cerca de sete hectares, o que equivale a cerca de dez campos de futebol. As condições climáticas, como ventos fortes, criaram desafios adicionais na extinção do incêndio nos últimos dias. A utilização de uma aeronave de combate a incêndios do distrito vizinho de Harz só teve que ser realizada esporadicamente devido a circunstâncias adversas. Como o NDR relatado, drones com câmeras termográficas estão disponíveis para ajudar a localizar brasas escondidas.
Segurança pública é prioridade
A situação de segurança é grave. A área florestal afetada, incluindo as áreas de Königsberg, Nordberg e Steinberg, está fechada ao público. Isso é feito para não atrapalhar o trabalho de combate a incêndios e proteger a população de possíveis perigos como queda de árvores ou veículos pesados. O combate a incêndios continua com cerca de 320 serviços de emergência da região. “Há perigo para a vida da população”, afirmaram os serviços de emergência, que apelaram às pessoas para evitarem as áreas fechadas Notícias38 relatado.
Luta contra brasas
Os ninhos de brasas ficam escondidos no solo e atingem até 50 cm de profundidade. A extinção total do incêndio poderá demorar vários dias, pelo que os serviços de emergência também trabalham com intensidade reduzida à noite e recorrem a unidades móveis de iluminação. No entanto, as condições meteorológicas mudaram a nosso favor. Chuvas fracas no início dos esforços de extinção e ventos moderados poderiam ajudar a controlar melhor o fogo. No entanto, há alertas sobre o aumento das temperaturas, o que poderá complicar novamente os esforços de combate a incêndios.
Visão dos incêndios florestais na Alemanha
Só em 2023 foi registado um total de 1.059 incêndios florestais na Alemanha. Isto representa uma diminuição de cerca de 50% em relação a 2022. Mas a situação nas florestas continua tensa. Os povoamentos de madeira macia, em particular, continuam em risco - um facto que tem ganhado maior destaque nos últimos anos. De acordo com a Agência Federal do Meio Ambiente, há uma tendência clara de que a temporada de incêndios florestais se estenda até o final do verão e o outono, o que aumenta a pressão sobre as equipes de resgate. Em Brandemburgo, por exemplo, registaram-se mais de 150 incêndios florestais desde Março, tendo sido registados mais de 20 incêndios só no último fim de semana.
Pede-se à população que siga atentamente as recomendações das autoridades. Nesta situação desafiadora, permanece a esperança de um clima melhor e de um rápido progresso no trabalho de combate a incêndios, a fim de restaurar em breve a paz nas montanhas Harz.