Sem calor agora também para classes superiores: a Baixa Saxônia reage ao calor!
Livre de calor agora também para escolas secundárias em Hameln: Novos regulamentos na Baixa Saxônia para resfriamento durante ondas de calor nas escolas.

Sem calor agora também para classes superiores: a Baixa Saxônia reage ao calor!
O calor não é um problema apenas dos adultos, nossos alunos também enfrentam as temperaturas do verão. Mas há boas notícias para todas as escolas secundárias da Baixa Saxónia: agora a ausência de calor também é possível para esta faixa etária, o que melhora significativamente as condições gerais de ensino em tempos quentes, relata. NDR.
Embora o regulamento sem aquecimento estivesse anteriormente limitado às escolas primárias e secundárias, os alunos do ensino secundário também podem agora beneficiar deste regulamento. Nos últimos dias, inúmeras escolas, incluindo o conhecido “Gymnasium in der Wüste” em Osnabrück, declararam-se livres de calor para todas as séries. Na segunda-feira as aulas terminavam após a sexta hora e na terça terminavam após a quarta hora. A direção da escola, representada por Nils Fischer, destaca que as salas estavam muito quentes devido aos dias quentes anteriores.
Regulamentos para livre de calor
Para conceder isenção de calor, a decisão fica nas mãos da direção da escola. Não há temperaturas externas definidas que devam desencadear tal medida. Antes da emissão do programa gratuito de aquecimento, as escolas também são obrigadas a tomar medidas iniciais de resfriamento. Isto se tornou necessário devido a alterações em um decreto do Ministério da Cultura da Baixa Saxônia de 27 de junho de 2025, que apresenta melhor proteção térmica, bem como na Portal de educação da Baixa Saxônia é para ser lido.
Martin Vornberger, que olha para as novas condições com uma perspectiva de futuro, está satisfeito com o facto de as escolas profissionais também estarem sujeitas às novas directrizes, embora devam primeiro ser sujeitas a uma audiência. Um aspecto central é que os responsáveis legais devem ser informados antecipadamente sobre possíveis encerramentos antecipados das aulas. Isto garante que as crianças e os jovens que chegam inesperadamente à escola também sejam bem cuidados.
Críticas e perspectivas
A introdução deste regulamento foi recebida positivamente por muitos setores, mas os especialistas e os responsáveis também manifestaram preocupações. Embora o Conselho Estudantil do Estado da Baixa Saxônia considere isso uma coisa boa, é criticado que muitas escolas no centro da cidade não tenham medidas suficientes de proteção contra o calor. Aqui, em especial, os alunos queixam-se de falta de ar e dificuldade de concentração. Osnabrück já anunciou que irá tomar medidas adicionais para aumentar a protecção contra o calor, como em Serviço de aquecimento é recomendado.
Pais e professores são obrigados a manter a cabeça fria no futuro. As recomendações incluem ventilar bem as salas da escola, organizar os intervalos para que se harmonizem com a temperatura e introduzir intervalos regulares para beber. Além disso, deverá ser dada maior atenção às medidas estruturais de arrefecimento, por exemplo através da ecologização e da desobstrução dos pátios escolares.
Em resumo, pode-se dizer: A ausência de calor para o ensino superior na Baixa Saxônia abre novas oportunidades para apoiar os alunos, mesmo em altas temperaturas. No entanto, as escolas ainda têm o dever de garantir um clima de aprendizagem adequado. Esta é uma oportunidade para dar um passo na direção certa para proteger as crianças e os jovens das consequências do calor do verão para a saúde.