Cidade de Hameln: Direito de preferência planejado para o jardim de aventura natural Fuchsbau”!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A cidade de Hameln está planejando um direito de preferência para o jardim de aventura natural “Fuchsbau”, a fim de garantir a área de lazer a longo prazo.

Die Stadt Hameln plant ein Vorkaufsrecht für den Natur-Erlebnisgarten „Fuchsbau“, um den Freizeitbereich langfristig zu sichern.
A cidade de Hameln está planejando um direito de preferência para o jardim de aventura natural “Fuchsbau”, a fim de garantir a área de lazer a longo prazo.

Cidade de Hameln: Direito de preferência planejado para o jardim de aventura natural Fuchsbau”!

Algo está acontecendo na cidade de Hamelin! A administração local está pronta para fazer campanha pelo jardim de aventura natural “Fuchsbau” e planeia introduzir um direito de preferência para a propriedade na Heinrichstraße 9. Esta medida não é coincidência, uma vez que o “Fuchsbau” está actualmente fechado porque a segurança no trânsito já não está garantida. É tanto mais importante que este local único seja preservado ao público, especialmente às crianças e aos jovens. [Dewezet].

Mas quem pensa que se trata apenas de um pedaço de terra está muito enganado. A cidade de Hameln não persegue apenas um objetivo a curto prazo, mas também quer garantir esta área de experiência natural a longo prazo. Paralelamente à expansão do plano de desenvolvimento n.º 329, que inclui o planeado centro escolar sul, está agora a ser introduzido um estatuto de direito de preferência de acordo com a secção 25 do Código de Construção (BauGB). Isto dá à cidade o direito exclusivo de ser a primeira a vender a propriedade se esta for usada para fins privados. Dossiê Hameln enfatiza que isto é importante como instrumento de segurança preventiva para garantir um desenvolvimento urbano valioso nesta área.

Um retiro para jovens

O “Fuchsbau” oferece diversas atividades, desde hortas que promovem a conscientização ambiental até um percurso de cordas baixas que oferece espaço aberto tanto para grupos escolares quanto para iniciativas privadas. O jardim de aventura é um espaço importante, especialmente para crianças do ensino pré-escolar e primário, para vivenciar a natureza de perto e aprender através da brincadeira. No planeamento, que deverá ser aprovado por resolução do conselho em novembro de 2025, a cidade de Hameln envia um forte sinal para a proteção destas áreas verdes de educação e lazer.

A Comissão de Desenvolvimento Urbano já votou por unanimidade a favor do direito de preferência, o que sublinha a importância deste projecto. A principal preocupação da cidade é que o local continue a beneficiar o trabalho infantil e juvenil, bem como a educação ambiental. Portanto, é mais do que apenas uma medida legal; é um compromisso de promover o desenvolvimento urbano sustentável e profundamente enraizado. Se a cidade exercer o seu direito de preferência, haverá consequências financeiras sob a forma de valor de mercado, mas os benefícios a longo prazo certamente superam as consequências.

A utilização futura da propriedade poderá contribuir significativamente para garantir que Hameln continue a ser um lugar de aprendizagem, diversão e experiência para a próxima geração. A iniciativa para proteger o “Fuchsbau” não é apenas um passo na direção certa, mas também um sinal claro do grande compromisso da cidade com a sua comunidade e com a preservação da natureza e do ambiente.