Medicina do futuro: Pesquisadores desvendam os segredos da amora-sonha!
A pesquisa em Hanover está decodificando os ingredientes ativos das plantas de erva-moura, a fim de desenvolver novos medicamentos, incluindo tratamentos contra o câncer.

Medicina do futuro: Pesquisadores desvendam os segredos da amora-sonha!
O que uma pequena planta que muitas vezes cresce na sombra pode fazer pela nossa saúde? Uma equipe de pesquisa liderada pelo Prof. Jakob Franke, da Leibniz University Hannover, investigou exatamente isso. Os funcionários decodificaram a formação de esteróides, os chamados vitanolídeos, que vêm de plantas da família das beladonas. Estes incluem, entre outros, a physalis, a datura e a baga adormecida, também conhecida como ashwagandha. [Hannover.de](https://www.hannover.de/Service/Presse-Medien/Hannover.de/Aktuelles/Wirtschaft-Wissenschaft-2025/Nacht Schattengew%C3%A4chse-als-Basis-f%C3%BCr-Arzneimittel) relata que essas descobertas podem ter grande importância para o desenvolvimento de medicamentos, por exemplo, para o tratamento do câncer.
O que está por trás dos vitanólidos? Esses esteróides têm sido usados na medicina fitoterápica tradicional há séculos. A sleepberry (Withania somnifera) é particularmente conhecida por suas propriedades de redução do estresse e de promoção do sono. Os pesquisadores decodificaram a sequência do genoma dessas plantas para entender a via metabólica. Foi identificada uma área específica do genoma responsável pela formação dos vitanolídeos. Estas descobertas podem representar um passo crucial na produção de novos medicamentos.
Desenvolvimento de um extrato de alta potência
No mundo de hoje, quando o stress e os distúrbios do sono se tornam cada vez mais comuns, Ashwagandha oferece uma solução promissora. O produto “Organic Ashwagandha KSM-66” da Scheunengut já está disponível na Internet e chama a atenção pela sua produção especial. É um extrato concentrado 12 vezes obtido exclusivamente das raízes do arbusto ashwagandha. O conteúdo de witanolide é de 5% por cápsula. De acordo com Shop-Apotheke, a dose diária de duas cápsulas custa menos de 35 centavos e devem ser tomadas com bastante líquido.
Mas quais são as vantagens deste produto? Comparado ao pó disponível comercialmente, é significativamente mais eficaz. Numerosos estudos comprovam as propriedades antioxidantes do extrato, sem quaisquer aditivos como antiaglomerantes ou conservantes. O fabricante recomenda armazenar o produto em local fresco, seco e protegido da luz para manter a qualidade.
Ashwagandha – Um olhar sobre a ciência
Ashwagandha, também conhecida como ginseng indiano ou cereja de inverno, tem uma história na medicina tradicional indiana que remonta a milhares de anos. A planta contém uma variedade de ingredientes ativos, como lactonas esteróides, flavonóides e alcalóides. As principais áreas de aplicação vão desde o controle do estresse e suporte para distúrbios do sono até o fortalecimento da fertilidade. Curiosamente, devem ser enfatizados os efeitos positivos na produção de hormônios sexuais. Pharmawiki afirma que o remédio vegetal tem propriedades adaptogênicas e, portanto, contribui para a vitalização.
Apesar dos seus inúmeros benefícios, seu uso deve ser abordado com cautela, principalmente durante a gravidez e a amamentação. Efeitos colaterais como indigestão também são possíveis. No entanto, é difícil caracterizar toda a gama de efeitos secundários, pelo que é aconselhável uma dosagem cautelosa.
Os resultados da pesquisa mais recente de Hanover, em combinação com os usos comprovados da amora-do-sono, podem ajudar a Ashwagandha a ocupar um lugar permanente na medicina moderna e nos cuidados de saúde diários no futuro. Quem não gostaria de colher os benefícios dessa plantinha?