Tesouro antigo perto de Hildesheim: moedas romanas causam agitação!
Descoberta de um tesouro romano de prata perto de Hildesheim: a descoberta de 450 moedas e objetos de ouro pode fornecer novos insights históricos.

Tesouro antigo perto de Hildesheim: moedas romanas causam agitação!
Num notável achado arqueológico, um tesouro romano de prata foi descoberto perto de Borsum, uma pequena cidade não muito longe de Hildesheim. Este tesouro, datado de há cerca de 2.000 anos, espera enriquecer o panorama da história romana da região. A descoberta, feita por um detectorista em 2017, permaneceu em segredo até abril de 2023, quando o tesouro foi entregue à polícia. Afinal, com mais de 450 moedas de prata, várias barras de prata, uma moeda de ouro e um anel de ouro, esta é toda uma peça de esplendor antigo que agora vem à tona. [Die appraisal.de relata que](https://www.die appraisal.de/ Glanz-aus-der-antike-roemischer-silberschatz-bei-hildesheim-entdeckt/) a descoberta data do século I dC e pode, portanto, fornecer informações importantes sobre a presença romana e as relações comerciais no norte do império.
A importância deste tesouro foi enfatizada pelo arqueólogo Sebastian Messal, que trabalha para o Escritório Estadual de Preservação de Monumentos da Baixa Saxônia. Ele vê a descoberta como uma das cinco principais, possivelmente até mesmo as três principais descobertas na Baixa Saxônia. Isto também pode estar ligado ao atual interesse pelas relíquias romanas na região. “Isso poderia dizer muito sobre a vida na região naquela época”, continuou Messal.
Tesouros secretos e obstáculos legais
Mas a descoberta também tem suas desvantagens. O descobridor do tesouro escondeu as peças valiosas por medo de consequências legais. O Ministério Público de Hildesheim investigou o detectorista de 31 anos por peculato, mas teve que interromper o processo porque o prazo de prescrição havia expirado. Isto levanta questões: o tesouro foi possivelmente enterrado por comerciantes romanos, soldados ou como espólio de guerra? Essas ambigüidades poderiam potencialmente dar origem a novas abordagens de pesquisa.
Os arqueólogos examinaram minuciosamente o local e descobriram moedas adicionais. Isto dá aos investigadores a oportunidade de refletir sobre o domínio romano e a sua influência na população local. Parece que este tesouro será do interesse não apenas dos colecionadores, mas também dos historiadores que desejam observar mais de perto a vida na região durante a época dos primeiros imperadores romanos. n-tv.de informa que esta descoberta é de enorme importância para a ciência.
Por isso, continua a ser emocionante ver que outros segredos este tesouro de prata pode conter e que novos conhecimentos irá fornecer sobre os antigos romanos no norte da Alemanha. A descoberta mostra mais uma vez que muitas vezes há muito mais coisas escondidas na nossa terra natal do que parece visível à primeira vista.