Fraudadores presos em Freden: Mulher idosa escapou da chamada de choque!
Um fraudador que queria enganar idosos com ligações chocantes foi preso em Hildesheim. A polícia continua investigando.

Fraudadores presos em Freden: Mulher idosa escapou da chamada de choque!
Um incidente trágico quase ocorreu recentemente na tranquila comunidade de Freden: na sexta-feira, 5 de dezembro de 2025, fraudadores tentaram roubar o dinheiro de uma mulher idosa com uma chamada de choque pérfida. Eles se passaram por sua filha, que estava gravemente doente no hospital e precisava urgentemente de dinheiro para remédios. Para não perder a coragem e fazer tudo pela filha, a idosa preparou-se para preparar a quantia solicitada, que depois seria recolhida (news.de).
No entanto, a polícia tomou conhecimento da tentativa de fraude a tempo e conseguiu prender um suspeito de 22 anos que foi encontrado na casa da mulher. Durante interrogatório policial, o acusado confessou envolvimento no crime. Já foi emitido um mandado de detenção a pedido do Ministério Público de Hildesheim, sendo o suspeito proveniente de outros países europeus e não tendo domicílio registado na Alemanha. A investigação sobre as circunstâncias que levaram à intervenção policial está atualmente em curso.
Tentativas de fraude em série na região
Este episódio em Freden faz parte de uma série preocupante de chamadas de choque e esquemas fraudulentos que visam particularmente os idosos. A delegacia de polícia de Hildesheim já alertou várias vezes que as pessoas que ligam muitas vezes fingem ser policiais ou familiares afetados. Eles fingem emergências e exigem dinheiro ou objetos de valor dos idosos (ndr.de).
Nos últimos meses, ocorreram vários incidentes em que idosos em Alfeld e arredores não caíram nas mãos dos golpistas. Eles imediatamente relataram as ligações à polícia. Por exemplo, em Bad Iburg, uma mulher conseguiu alertar ela própria a polícia durante uma chamada de choque, que levou à detenção de um fraudador. Em Lindhorst, no entanto, houve enormes prejuízos de mais de 100.000 euros porque uma mulher foi traída duas vezes num único dia.
O pérfido jogo dos fraudadores
Como enfatiza a polícia, os fraudadores agem de forma extremamente profissional. Freqüentemente, eles se passam por investigadores criminais, promotores ou até mesmo médicos e inventam histórias trágicas sobre parentes necessitados. Os fãs da cultura criminosa sabem que tais fraudes estão aumentando e que a importância da prevenção está crescendo. Muitos idosos são pressionados a pagar depósitos elevados ou a entregar os seus valores a um suposto funcionário “por segurança”. Mas este “colecionador” nada mais é do que um criminoso que foge imediatamente (sueddeutsche.de).
É ainda mais importante que os idosos e os seus familiares permaneçam vigilantes e se informem sobre o perigo das chamadas de choque. A polícia recomenda que você sempre entre em contato com pessoas de confiança ou com a polícia se receber ligações suspeitas - e nunca entregue dinheiro sem primeiro verificar cuidadosamente a situação. Porque em tempos em que os fraudadores estão se tornando cada vez mais sofisticados, pode sair caro na pior das hipóteses.