Hildesheim está lutando contra o mau ar: níveis de poeira fina no vermelho!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 26 de dezembro de 2025, Hildesheim apresentou níveis alarmantes de poeira fina. Qualidade do ar classificada como “ruim”, grupos de risco devem ficar do lado de fora.

Am 26.12.2025 zeigt Hildesheim alarmierende Feinstaubwerte. Luftqualität als "schlecht" eingestuft, Risikogruppen sollten draußen bleiben.
Em 26 de dezembro de 2025, Hildesheim apresentou níveis alarmantes de poeira fina. Qualidade do ar classificada como “ruim”, grupos de risco devem ficar do lado de fora.

Hildesheim está lutando contra o mau ar: níveis de poeira fina no vermelho!

A qualidade do ar em Hildesheim causa sérias preocupações hoje, 26 de dezembro de 2025. Uma análise dos valores medidos atuais mostra que várias estações na cidade excedem claramente os valores limites para poeira fina (PM₂,₅). O valor medido mais alto é 38 µg/m³, o que significa que a qualidade do ar é classificada como “ruim”. Segundo news.de, o índice de qualidade do ar (LQI) está na zona vermelha, o que indica um grave risco à saúde.

Mas o que isso significa especificamente? O índice de qualidade do ar classifica os valores da seguinte forma: Um valor de 0 a 5 µg/m³ tem influência positiva, enquanto valores de 31 a 50 µg/m³ representam perigo. Acima de 50 µg/m³ é considerado de alto risco. De acordo com os dados atuais, os grupos de risco, como os asmáticos e os idosos, em particular, devem evitar o exercício ao ar livre.

Hildesheim e a poluição do ar

A situação em Hildesheim é apenas o começo. A história da qualidade do ar mostra que o ar não é apenas prejudicial à saúde para grupos sensíveis, mas também afecta toda a população. Aqui, de acordo com iqair.com, os valores atuais estão em um nível que deveria disparar um alarme. A qualidade do ar é classificada como má, principalmente entre as 21h00 e as 21h00. e 22h, o que deve afetar a ventilação durante esse horário, bem como o atraso nas atividades ao ar livre.

A estação de medição em Hildesheim está até no topo da classificação de cidades AQI⁺ em tempo real da Alemanha e mostra de forma impressionante a gravidade da situação aqui. Nos próximos dias, a atenção continuará a ser dada a esta evolução, uma vez que o fornecimento de ar limpo continua a ser uma questão premente nas últimas décadas.

Causas da poluição do ar

Mas porque é que a qualidade do ar na Alemanha – e especialmente em Hildesheim – é tão má? As causas são diversas. Uma grande proporção da poluição atmosférica provém de instalações industriais, centrais eléctricas alimentadas a carvão, bem como do tráfego rodoviário e aéreo. A agricultura e a utilização de combustíveis fósseis também contribuem, como relata o Statista. Embora as emissões globais tenham sido reduzidas em cerca de 64% nos últimos 30 anos, ainda existem algumas cidades que excedem regularmente os limites.

Cidades como Munique, Ludwigsburg e Essen mostram que ainda temos um longo caminho a percorrer. Embora os números em Hildesheim pareçam alarmantes, a ligação à qualidade do ar regional e global não deve ser esquecida. A troca de soluções para melhorar a qualidade de vida em cidades como Hildesheim continua a ser urgentemente necessária.

Isto torna ainda mais importante que a nossa consciência do ar que respiramos esteja hoje aguçada. Cabe a nós agir e assumir a responsabilidade para melhorar a qualidade do ar para as gerações futuras.