Explodindo os trilhos perto de Elze: Trilhos afetados após o descarrilamento do trem de carga!
Em 28 de dezembro de 2025, será realizada uma detonação de trilhos em Elze (distrito de Hildesheim) para reparar trilhos danificados após um acidente de trem.

Explodindo os trilhos perto de Elze: Trilhos afetados após o descarrilamento do trem de carga!
A linha ferroviária entre Hanôver e Göttingen permanece fechada depois que um trem de carga descarrilou perto de Elze (distrito de Hildesheim). Isto é relatado pelo NDR. Nos últimos dias, os acontecimentos agravaram-se: na tarde de terça-feira, um vagão de comboio de mercadorias descarrilou, provocando o capotamento de vários vagões e causando danos significativos. Embora felizmente não tenha havido feridos, os danos ao sistema de trilhos foram “muito graves e extensos”, de acordo com a administração da Metronom.
Hoje, 28 de dezembro de 2025, os trilhos danificados serão explodidos para reparar o percurso o mais rápido possível. A demolição está prevista das 10h às 13h. Mas o desafio é grande: os trilhos ficam sob tensão, o que não só é desconfortável, mas também perigoso quando se trabalha manualmente. Para garantir a segurança, uma área restrita de 300 metros deverá ser montada e os moradores deverão sair temporariamente.
Reparos até fevereiro
Os reparos necessários no sistema de trilhos poderão levar até o início de fevereiro. Inicialmente, presumia-se que a obra seria concluída no início de janeiro. Entretanto, os viajantes têm de se adaptar às restrições, que se aplicam especialmente ao transporte local. A Polícia Federal já começou a investigar a causa do acidente. Indicações preliminares apontam para freio superaquecido, responsável pela fumaça.
Para os viajantes, isso significa: As conexões entre Hanôver e Göttingen ainda estão severamente restritas. As opções de viagem estão disponíveis a cada duas horas com o Metrônomo RE2 e a cada hora com o S4. Da estação principal de Göttingen há conexões de hora em hora com o Metronom RE2, bem como um serviço de ônibus de emergência para Banteln. A Deutsche Bahn informa que o transporte de longa distância não é afetado e que os viajantes afetados devem se informar sobre as últimas informações no site, no aplicativo ou no WhatsApp.
Situação de segurança no transporte ferroviário
O acidente perto de Elze faz parte de uma evolução preocupante da situação da segurança no transporte ferroviário. De acordo com um relatório do União Internacional de Ferrovias (UIC) O número de acidentes significativos aumentou em 2022, depois de apenas ter diminuído nos dois anos anteriores devido à pandemia de COVID-19. O Índice de Segurança UIC mostra que a situação de segurança permanece abaixo dos níveis de 2017, apesar do aumento dos acidentes. Uma questão séria e de grande importância não só para os operadores ferroviários, mas também para os viajantes.
A situação em torno do descarrilamento em Elze mostra mais uma vez que há muito trabalho a fazer em matéria de segurança no transporte ferroviário. Atualmente resta saber com que rapidez os danos poderão ser reparados e as operações poderão recomeçar. Um bom momento para considerar os reparos e medidas de segurança necessários. Fique ligado para novos desenvolvimentos!