A comunidade inicia grupos de trabalho: Garantindo o futuro dos cuidados de saúde em Lüneburg!
Grupos de trabalho regionais para apoiar a aposentadoria e os cuidados de enfermagem começarão em Lüneburg nos dias 21 e 28 de janeiro de 2026.

A comunidade inicia grupos de trabalho: Garantindo o futuro dos cuidados de saúde em Lüneburg!
A urgência de permitir que os idosos vivam uma vida autodeterminada num ambiente familiar está a tornar-se cada vez mais importante no distrito de Lüneburg. Quatro grupos de trabalho regionais terão início em Janeiro de 2026 em Lüneburg, Bardowick, Neetze e Embsen, baseados no objectivo orientador de “Viver mais tempo em casa – autodeterminado e activo até à velhice”. Um convite a todos que atuam na área do envelhecimento e do cuidado serve para estimular o intercâmbio, o networking e a cooperação. Como Blog da Lune informou, as datas dos grupos de trabalho foram marcadas para 21 e 28 de janeiro: os atores se reunirão em Lüneburg e Bardowick no dia 21, enquanto as rodadas em Neetze e Embsen acontecerão uma semana depois.
A Dra. Inge Voltmann-Hummes, administradora adjunta do distrito, descreve os cuidados como uma “tarefa hercúlea”. Isto reflecte-se nos números: cerca de 80.000 pessoas vivem em Lüneburg, uma em cada quatro das quais tem mais de 65 anos. As previsões indicam que nos próximos 20 anos cerca de 80% das pessoas que necessitam de cuidados serão atendidas nas suas próprias casas – uma grande preocupação para cidades, municípios e distritos. Os desafios dos próximos anos são claros: é necessário garantir o apoio a quem necessita de cuidados, o que exige uma série de medidas.
Necessidade de uma rede forte
Um elemento essencial para resolver estes desafios será a conferência regional sobre envelhecimento e cuidados (ReKAP), que se destina a interligar os intervenientes de uma forma significativa. Falamos também sobre a adaptação dos ambientes e ofertas de moradia para os idosos, a fim de aumentar a qualidade de vida na velhice. Além do desenvolvimento do ambiente de vida, também são essenciais ofertas de aconselhamento, informação, cultura e exercício. Além disso, os cuidados médicos e fisioterapêuticos nas zonas rurais devem ser melhorados e a mobilidade promovida.
A integração de soluções digitais e de IA nos cuidados de longa duração é particularmente importante. As equipas de investigação estão a trabalhar intensamente nestes temas, a fim de enfrentar os desafios das alterações demográficas. Alto Patrocinador do projeto DLR A necessidade de serviços de enfermagem e cuidados na Alemanha é enorme devido ao número cada vez maior de pessoas muito idosas e que necessitam de cuidados. A escassez de trabalhadores qualificados, em particular, está a agravar este problema, mas, ao mesmo tempo, existe também uma oportunidade para facilitar os cuidados diários e aliviar o fardo dos familiares através de sistemas de assistência digitais.
Definindo o rumo para o futuro
No próximo período haverá uma necessidade crescente de melhorar as condições gerais da profissão de enfermagem e de aumentar a atractividade desta indústria. O pessoal de enfermagem estrangeiro está a tornar-se cada vez mais importante para contrariar a escassez de trabalhadores qualificados. A integração e o apoio de trabalhadores qualificados estrangeiros é uma abordagem importante que deve ser prosseguida de forma mais intensa no futuro. A investigação deverá agora centrar-se ainda mais especificamente na adaptação das estruturas de cuidados de longa duração às alterações demográficas.
Globalmente, é claro: a consideração das necessidades dos idosos é uma questão central que afecta todas as áreas da sociedade. Para superar estes desafios é necessário um compromisso conjunto de toda a comunidade. O próximo evento informativo realizado pelo Conselho Consultivo para Idosos no início de novembro de 2025, com cerca de 80 participantes, demonstrou de forma impressionante quão grande é o interesse na defesa das necessidades dos idosos.
Quem quiser participar dos grupos de trabalho pode se inscrever diretamente com a Sra. Elena Navas Ropero: telefone 04131 26 1022 ou por e-mail elena.navasropero@landkreis-lueneburg.de. É necessário um bom talento para lidar com os desafios da velhice e agora é o momento de agir. Ao mesmo tempo, é claro que os políticos também são obrigados a desenvolver soluções para esta importante questão e a implementá-las a longo prazo.