JazzBaltica 2025: Recorde de público e shows esgotados na praia!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

JazzBaltica 2025 em Timmendorfer Strand recebe 19.000 visitantes. Nils Landgren dirige um festival com 35 shows e estrelas internacionais.

JazzBaltica 2025 in Timmendorfer Strand begrüßt 19.000 Besucher. Nils Landgren leitet ein Festival mit 35 Konzerten und internationalen Stars.
JazzBaltica 2025 em Timmendorfer Strand recebe 19.000 visitantes. Nils Landgren dirige um festival com 35 shows e estrelas internacionais.

JazzBaltica 2025: Recorde de público e shows esgotados na praia!

JazzBaltica também não decepcionou em 2025 - de 26 a 29 de junho, Timmendorfer Strand foi mais uma vez transformada em um reduto pulsante do jazz. Com cerca de 19 mil visitantes, cerca de 1 mil a mais que no ano anterior, o festival foi um claro sucesso. Todos os eventos com bilhetes esgotados, sublinhando a elevada procura e popularidade do evento. Isto é relatado pelo NDR.

Uma programação colorida desempenhou o papel principal: foram oferecidos um total de 35 concertos, nos quais estrelas internacionais como o pianista Michael Wollny e a saxofonista Céline Bonacina puderam inspirar. O trombonista e diretor artístico sueco Nils Landgren também esteve presente com sua Funk Unit. Os visitantes do festival também puderam esperar atuações emocionantes de jovens talentos, como a cantora e trombonista espanhola Rita Payés. A Big Band da Rádio Letã também criou uma excelente atmosfera.

Um lugar de encontro

O primeiro-ministro Daniel Günther não perdeu a oportunidade de elogiar pessoalmente a JazzBaltica. Ele descreveu o festival como um “lugar de encontro”, enquanto Landgren foi destacado como uma “mente genial”. Entretanto, o IB.SH JazzAward, dotado de 5.000 euros, foi atribuído ao músico de Lüneburg Lennart Meyer pelas suas excelentes realizações no baixo eléctrico e contrabaixo.

O festival ofereceu não só concertos com bilheteira, mas também uma programação gratuita ao ar livre com outros 21 concertos. Havia algo para todos os fãs de jazz aqui - desde o descolado Electro Deluxe até as emocionantes performances de Nils Wülker e Arne Jansen. A proprietária do estúdio e espectadora Anna Schmidt expressou seu entusiasmo: “Tantos talentos em um só lugar, é realmente algo especial!”

Olhando para o futuro

A expectativa pelo próximo JazzBaltica já é perceptível. O evento está marcado para 25 a 28 de junho de 2026, com ingressos disponíveis a partir de meados de novembro de 2025, segundo informações do site oficial do festival JazzBáltica.

As gravações dos concertos estarão disponíveis na mediateca JazzBaltica e no YouTube a partir do outono, para que os fãs não percam nenhum dos grandes eventos. Nils Landgren, diretor artístico desde 2012, conseguiu aumentar o número de visitantes de 6.000 para 19.000 e apoiar muitos jovens músicos, tornando-o uma figura central do jazz alemão. Nascido na Suécia em 1956, trabalhou com grandes nomes como ABBA e Herbie Hancock e é uma voz significativa na cena do jazz.

O festival continua a ser um exemplo brilhante de diversidade cultural e intercâmbio entre diferentes músicos e géneros. JazzBaltica é e continua sendo um destaque no cenário musical do norte da Alemanha!