Campanha no distrito de Lüneburg: Economizemos e protejamos a água juntos!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O distrito de Lüneburg está a lançar uma campanha nas redes sociais para poupar água, a fim de garantir de forma sustentável os recursos hídricos locais.

Der Landkreis Lüneburg startet eine Social-Media-Kampagne zum Wassersparen, um lokale Wasserressourcen nachhaltig zu sichern.
O distrito de Lüneburg está a lançar uma campanha nas redes sociais para poupar água, a fim de garantir de forma sustentável os recursos hídricos locais.

Campanha no distrito de Lüneburg: Economizemos e protejamos a água juntos!

Foi lançada uma nova campanha nas redes sociais no distrito de Lüneburg, dedicada ao importante tema da poupança de água. A iniciativa, lançada em 10 de julho de 2025, não só aborda a importância da água, mas também esclarece como os cidadãos da região podem utilizar este valioso recurso de forma responsável. A campanha recebe regularmente novos conteúdos nas redes sociais do distrito de Lüneburg, e uma postagem é publicada todas as segundas e quintas-feiras. A primeira contribuição vem do Administrador Distrital Jens Böther, UELZENER PRESSE informa que a campanha centra-se em diferentes tipos de água, como água potável, águas subterrâneas e águas balneares.

Nas próximas semanas, os usuários poderão contar com informações interessantes sobre a origem da água no distrito e dicas práticas para economizar água no dia a dia. Todo o conteúdo não é apenas compatível com a proteção de dados, mas também foi projetado para ser livre de barreiras e estar no endereço www.landkreis-lueneburg.de/socials disponível.

Conceito de gestão de água IWAMAKO

Mas não é apenas a campanha que mostra que algo está acontecendo. O distrito de Lüneburg, juntamente com a cidade hanseática de Lüneburg e a associação de irrigação Elba-Seitenkanal, lançou o “Conceito Integrado de Abastecimento de Água e Gestão da Quantidade de Água” (IWAMAKO) para melhor enfrentar os desafios do equilíbrio hídrico. Landkreis-Lueneburg.de informa que a apresentação do conceito acontecerá em fevereiro 19º ocorreu na Comissão de Meio Ambiente em 2024.

Particularmente preocupante é a queda dos níveis das águas subterrâneas, que está a mobilizar agricultores e silvicultores, em particular na região. Dado que as alterações climáticas também são responsáveis ​​pela escassez de água, as primeiras medidas para reforçar o equilíbrio hídrico já foram identificadas. Isto inclui a utilização do excesso de água do canal lateral do Elba para irrigação e a possibilidade de utilização de água limpa de estações de tratamento de esgotos para aliviar a pressão sobre o abastecimento de águas subterrâneas.

O objetivo da campanha e o IWAMAKO

Se o prometido abastecimento de água potável for garantido no futuro, poderá haver uma ameaça à irrigação de terras agrícolas a partir de 2030. Para contrariar este problema, os decisores necessitam de uma discussão aberta sobre as medidas. Em última análise, ambas as iniciativas visam a mesma direcção: conservar recursos, desenvolver fontes alternativas de água e promover a recarga das águas subterrâneas, a fim de garantir o abastecimento de água a longo prazo na região.

A cooperação estreita entre os utilizadores da água, as autoridades responsáveis ​​pela água e as associações de conservação da natureza será essencial para integrar as recomendações da IWAMAKO no desenvolvimento urbano. A importância dessa gestão da água para a região pode ser vista na grande variedade de abordagens para áreas urbanas e rurais. Contudo, sem o compromisso e a vontade de todas as partes interessadas em agir no interesse da conservação dos recursos hídricos, será difícil continuar a fornecer água suficiente no futuro.