Concurso A nossa aldeia tem futuro: 14 aldeias no foco da avaliação!
O concurso “Nossa Aldeia tem Futuro” para promover o desenvolvimento rural começa no dia 18 de junho em Lüneburg e distritos vizinhos.

Concurso A nossa aldeia tem futuro: 14 aldeias no foco da avaliação!
A competição começa na próxima terça-feira, 18 de junho de 2025 “A nossa aldeia tem futuro". Como o Imprensa Uelzen relatado, as aldeias serão visitadas pelo Escritório de Desenvolvimento Regional de Lüneburg (ArL) como parte de uma decisão preliminar regional. 14 aldeias dos distritos de Uelzen, Harburg, Cuxhaven, Rotenburg/Wümme, Osterholz, Verden, Oldenburg e Wesermarsch qualificaram-se para esta competição. O júri selecionará cinco aldeias dessas aldeias, que poderão então competir na competição estadual.
O concurso visa promover o desenvolvimento sustentável das zonas rurais e reconhecer o envolvimento cívico. Os critérios para as viagens incluem não só a atratividade das aldeias e a qualidade de vida, mas também o compromisso dos aldeões com o desenvolvimento da sua aldeia. Durante três dias, de 23 a 25 de junho, outras aldeias dos distritos acima mencionados serão visitadas antes do evento final ter lugar em Kirchboitzen, no dia 10 de julho. Isto é particularmente notável porque Kirchboitzen é a atual vila federal vencedora do ouro em 2023.
Uma competição com tradição
O concurso “Nossa Aldeia tem Futuro” existe desde 1961 e é organizado sob o patrocínio do Presidente Federal Ministério Federal da Alimentação e Agricultura (BMEL) explicou. Os participantes dos antigos e novos estados federais são avaliados em conjunto. Um objectivo importante é tornar visível o desenvolvimento positivo nas regiões rurais e promover o trabalho voluntário.
O próximo ano é a 28ª competição nacional. Os vencedores estaduais participarão do concurso federal em 2026. O concurso é realizado em colaboração com diversos ministérios e associações e faz parte do programa federal de desenvolvimento rural e criação de valor regional. Isto deixa claro o potencial que existe nas aldeias e quão diversos podem ser os desafios e as soluções.
Financiamento para áreas rurais
Outro aspecto importante para as aldeias é o apoio financeiro. De acordo com o Governo de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental Cerca de 40 milhões de euros em financiamento são concedidos anualmente no âmbito de fundos estruturais da UE para melhorar a qualidade de vida nas comunidades rurais. O apoio visa reforçar os serviços básicos e as oportunidades turísticas e promover o desenvolvimento de infraestruturas sustentáveis.
Os desafios são grandes, especialmente em regiões com baixa densidade populacional. O objectivo aqui é garantir serviços locais básicos e, assim, criar um ambiente de vida atraente. Estas medidas podem dar um contributo significativo para a melhoria da qualidade de vida e, assim, manter a dinâmica das zonas rurais. É ainda mais importante que as aldeias aproveitem a oportunidade para participar na competição e apresentar as suas conquistas.