Baixa Saxônia: O bilhete de estágio ameaça ficar mais caro - apenas 46 euros em vez de 29!
A Baixa Saxónia está a planear um bilhete de estágio com desconto por 46 euros, mas estudantes e estagiários terão de esperar pela introdução.

Baixa Saxônia: O bilhete de estágio ameaça ficar mais caro - apenas 46 euros em vez de 29!
A mobilidade dos estagiários na Baixa Saxónia está atualmente em perigo. O Ministro dos Transportes, Grant Hendrik Tonne, indicou que uma forma reduzida de bilhete de estagiário com desconto será posta à prova. Em vez do bilhete originalmente empurrado de 29 euros, está agora a ser discutida uma variante de cerca de 46 euros por mês. Este relatório n-tv.
O certo é que este bilhete só deverá ser válido para estagiários e voluntários, mas não para estudantes. A ideia por detrás deste passo é reforçar as ofertas de mobilidade para a geração jovem na Baixa Saxónia. Um subsídio estatal financeiro de 20 por cento sobre o preço normal do bilhete para a Alemanha permite reduzir este valor para pouco menos de 46 euros. Os empregadores também têm a opção de reduzir ainda mais esses custos.
Baixa Saxônia em comparação com outros estados federais
Em outros estados federais, a oferta parece completamente diferente. A partir de 1º de setembro, os estudantes em Hamburgo receberão até uma passagem gratuita para a Alemanha. Entretanto, os estagiários e estudantes da Baixa Saxónia ainda têm de esperar por uma oferta abrangente e com descontos, como ndr.de relatado. O Ministro dos Transportes, Olaf Lies (SPD), havia originalmente nomeado o verão de 2024 como a data prevista para a passagem esperada, mas devido à situação orçamentária tensa, a introdução em 2025 também é classificada como incerta.
No acordo de coligação de 2022, foi solicitada uma passagem nacional por 29 euros, mas isso está suspenso devido a obstáculos financeiros. O conselho estudantil estadual continua a pressionar pela introdução do bilhete de 29 euros, enquanto a Baixa Saxónia trabalha em paralelo com os conhecidos bilhetes regionais para estudantes e estagiários de um máximo de 30 euros por mês.
Aspectos e desafios econômicos
A introdução do bilhete Albuli planeado também traz consigo desafios financeiros. Os custos anuais de implementação são estimados em cerca de 14 milhões de euros, com base na utilização por 50 a 60 por cento dos beneficiários. O jornal distrital salienta que 31 das 39 autoridades locais de transportes recebem atualmente cerca de 11 milhões de euros em ajuda financeira anual para promover a mobilidade nas zonas rurais.
O destino dos benefícios está, portanto – além da implementação técnica e contratual – também na mesa de negociações do governo estadual. Resta esperar que os decisores políticos tenham uma boa mão e que seja possível encontrar uma solução que seja do interesse dos futuros funcionários da Baixa Saxónia.