Baixa Saxónia: Melhoria da cobertura da telefonia móvel – onde está a rede?

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A Baixa Saxônia avalia o progresso na cobertura de telefonia móvel após a primeira semana de medições em todo o país. Resultados e avaliações.

Niedersachsen bewertet Fortschritte in der Mobilfunkversorgung nach der ersten bundesweiten Messwoche. Ergebnisse und Auswertungen.
A Baixa Saxônia avalia o progresso na cobertura de telefonia móvel após a primeira semana de medições em todo o país. Resultados e avaliações.

Baixa Saxónia: Melhoria da cobertura da telefonia móvel – onde está a rede?

Em 9 de julho de 2025, a Baixa Saxônia tirará uma conclusão totalmente positiva da primeira semana nacional de medição de telefonia móvel, que ocorreu de 26 de maio a 1º de junho. Com cerca de 17,5 milhões de pontos de medição, que são medidos através do aplicativo de zona morta Agência Federal de Rede foram coletados, o governo do estado chegou a resultados animadores. Quase metade dos pontos registados já estão cobertos por 4G e quase 48 por cento podem aceder à recepção 5G. Apenas cerca de 1 por cento dos pontos tiveram que se contentar com 2G, enquanto 0,63 por cento não tinham recepção alguma.

Especialmente nas regiões menos densamente povoadas, como Weserbergland, Harz e Solling, é evidente que ainda há muito a fazer. O Ministro da Economia da Baixa Saxónia, Grant Hendrik Tonne (SPD), enfatiza a importância destes resultados de medição: "Eles são um passo importante para a expansão da cobertura de telefonia móvel no nosso estado." Os dados coletados são avaliados em colaboração com as operadoras de telefonia móvel e a Agência Federal de Redes para poder responder rapidamente às necessidades reais da rede.

Os objetivos da semana de medição das comunicações móveis

A semana de medição das comunicações móveis é uma iniciativa dos governos federal, estadual e local que visa aumentar a transparência sobre as lacunas existentes e o desempenho da rede. O Ministro Federal da Digital, Dr. Karsten Wildberger, enfatiza a importância dessas medições para a disponibilidade da rede e ressalta que os dados são registrados anonimamente e processados ​​em um mapa online que é atualizado semanalmente.
Além disso, o Ministro Federal da Agricultura, Alois Rainer, enfatizou a relevância desta semana de medição para as áreas rurais e a agricultura. Ele presta especial atenção aos desafios que surgem nessas áreas no que diz respeito a uma conexão estável de telefonia móvel.

  • Aktuelle 4G-Flächenversorgung in Deutschland: 97,53%
  • 5G-Verfügbarkeit: über 93,85% der Fläche
  • 14% der Bundesfläche sind „graue Flecken“ (mindestens ein, aber nicht alle Netzbetreiber mit 4G oder 5G)
  • 2,10% der Fläche sind „weiße Flecken“ (keine 4G oder 5G-Abdeckung)

Avanços na infraestrutura digital

O Agência Federal de Rede também atualizou o cadastro predial de gigabits e observou progressos importantes na digitalização da infraestrutura de rede. Em meados de 2024, 76,5% dos domicílios alemães já tinham acesso a conexões com capacidade gigabit, e a cobertura de fibra óptica aumentou 3,5 pontos percentuais, para 36,8% dos domicílios no primeiro semestre do ano. A Alemanha também pode marcar pontos no que diz respeito à cobertura de telefonia móvel: cerca de 98% da área está agora coberta por comunicações móveis de banda larga.

O monitoramento de telefonia móvel também oferece mapas interativos de disponibilidade de 4G e 5G. Estes novos níveis de visualização ajudam a visualizar melhor os “pontos brancos” (regiões sem cobertura de telefonia móvel) e os “pontos cinzentos” (regiões com apenas um operador de rede). A revisão e atualização contínuas destes dados destinam-se a ajudar a impulsionar a expansão da rede na Alemanha e a criar uma base de informações transparente para todos os utilizadores.

Para estar sempre atualizado, os usuários interessados ​​podem acessar o mapa interativo e mais informações em gigabitgrundbuch.bund.de e medição de banda larga.de ver. Os desenvolvimentos relativos à cobertura das comunicações móveis estão, portanto, bem encaminhados e o empenho dos envolvidos continuará a ser importante para dotar igualmente as zonas rurais e urbanizadas de comunicações móveis modernas.