Baixa Saxônia: Crescimento recorde em turbinas eólicas – 91 novos sistemas em 2025!
A Baixa Saxônia lidera a Alemanha na expansão da energia eólica. 91 novas turbinas eólicas em 2025 permitirão o avanço das energias renováveis.

Baixa Saxônia: Crescimento recorde em turbinas eólicas – 91 novos sistemas em 2025!
Nos prados verdejantes da Baixa Saxónia, a energia eólica floresce como nunca antes. Com impressionantes 6.202 turbinas eólicas, a Baixa Saxônia está no topo da lista dos estados federais da Alemanha. Só no primeiro semestre de 2025 foram instalados 91 novos aerogeradores, o que corresponde a um aumento significativo de quase 70% face ao ano anterior. Este desenvolvimento mostra a seriedade com que o governo da Baixa Saxónia leva a expansão das energias renováveis. Alto NDR A capacidade instalada de 13.400 megawatts é um resultado impressionante e consolida a posição de liderança da Baixa Saxônia entre os estados federais.
Mas não é apenas a Baixa Saxónia que atua no domínio da energia eólica. Schleswig-Holstein segue em terceiro lugar, tendo instalado 61 novos sistemas no mesmo período. Este estado federal tem um total de 3.263 turbinas eólicas e, portanto, a maior densidade de turbinas eólicas por área na Alemanha. Nem todos os estados federais estão igualmente bem posicionados: em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, apenas dez novas turbinas eólicas foram instaladas no primeiro semestre do ano, o que corresponde a apenas 5,9% em comparação com o número total de 1.853 sistemas da Alemanha.
Os procedimentos de aprovação
Quando se trata de expansão da energia eólica, os procedimentos de aprovação desempenham um papel crucial. Na Baixa Saxónia, estes demoram em média 13,1 meses, o que se revela bastante rápido, enquanto no Schleswig-Holstein são 15 meses. Em contraste, os requerentes em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental têm de esperar mais de 44 meses - o tempo de espera mais longo na Alemanha. Economizar tempo é um fator importante na expansão da energia eólica.
Os esforços do Ministério do Ambiente da Baixa Saxónia para atualizar regularmente o decreto sobre energia eólica contribuem para a complexidade do processo de candidatura. O decreto descreve, entre outras coisas, os requisitos necessários para a aprovação de turbinas eólicas e foi revisado pela última vez em 2021. Mudanças significativas no BImSchG e na lei de proteção de espécies servem para reduzir até certo ponto os requisitos para licenças e garantir mais crescimento. Isto está em linha com os objetivos de obter 80% da eletricidade da Alemanha a partir de fontes renováveis até 2030.
Desafios e perspectivas futuras
Embora a indústria da energia eólica esteja satisfeita com os números de expansão, os desafios permanecem. Não há apenas muita discussão sobre os temas da participação cidadã e da aceitação regional, mas também um trabalho activo em soluções. Em última análise, a aceitação entre a população é de importância central para o sucesso dos projetos de energia eólica. Existem também esforços para implementar regulamentos de distância e avaliações abrangentes de impacto ambiental, que não só promovem a protecção ambiental, mas também regulam a escolha da localização e construção de turbinas eólicas.
Olhando para o futuro da energia eólica na Alemanha, deve notar-se que os desenvolvimentos actuais apontam para uma produção de energia mais sustentável. Embora a Baixa Saxónia e Schleswig-Holstein estejam bem posicionados, outros estados federais precisam de criar raízes mais profundas no sector da energia eólica. Chegou o momento de mais energia verde – e a Baixa Saxónia está a mostrar como isso pode ser feito.