Baixa Saxônia: os carros mais limpos e sujos em nossas estradas!
A Baixa Saxónia apresenta grandes diferenças nas normas de emissões dos veículos; Estudo revela os carros mais limpos e sujos do estado.

Baixa Saxônia: os carros mais limpos e sujos em nossas estradas!
Existem grandes diferenças nas estradas da Baixa Saxónia no que diz respeito aos tipos de veículos e às suas normas de emissões. Como o Notícias38 relatórios, um estudo abrangente da Federal Motor Transport Authority (KBA) descobriu essas diferenças. Acontece que a Baixa Saxónia tem os carros mais limpos e os mais sujos da Alemanha. As diferenças regionais são particularmente visíveis: em alguns distritos de registo, a proporção de padrões de emissões antigos (Euro 1 a Euro 4) é alarmante de 33,7% em Wendland (Lüchow-Dannenberg).
As cidades vizinhas de Nienburg e Salzgitter seguem de perto, ambas com cerca de 30% desses veículos. Em forte contraste com isto está Wolfsburg, que tem o melhor valor na Alemanha, com apenas 10,9% dos antigos padrões de emissões. Estas diferenças não são apenas estatisticamente interessantes; também levantam questões sobre o poder de compra e as infra-estruturas nas respectivas regiões. Em Wolfsburg, onde a proximidade com a sede da Volkswagen incentiva muitos novos auto-registros e carros da empresa, os funcionários beneficiam de condições especiais na compra de carros novos.
Novos registos e a tendência para veículos limpos
Os números atuais de novos registos já mostram uma tendência. Em maio de 2025, de um total de 239.297 automóveis de passageiros recentemente matriculados, 43.060 eram veículos elétricos (BEV), o que corresponde a um aumento de 44,9% face ao ano anterior KBA comunica. Os novos registos mostram que os veículos com a nova norma de emissões Euro 6 são muito populares; 81,6% dos automóveis novos cumpriram esta norma, embora isto represente uma diminuição de 5% face ao ano anterior.
A alma das pessoas adora a tecnologia moderna: em Wolfsburg, os novos registos da nova norma de emissões são um sinal de mudança; Aqui, mais de 77,2% dos veículos circulam com Euro 6. Em comparação, cidades como Munique, Ingolstadt e Stuttgart também apresentam valores elevados de mais de 62% a 64% para carros limpos em todo o país.
Emissões no setor dos transportes
Os números das emissões, que são importantes (não apenas para os condutores), mostram que a Alemanha quer reduzir as suas emissões de gases com efeito de estufa em 65% até 2030, em comparação com 1990. O sector dos transportes, que até agora pouco contribuiu para a redução das emissões, é actualmente responsável por cerca de 22% do total de emissões. Agência Federal do Meio Ambiente relatado.
Em 2023, só o tráfego causou 37% das emissões de óxido de azoto e 17% das emissões de partículas na Alemanha. Além disso, não devemos esquecer que as emissões de partículas provenientes dos transportes foram reduzidas em 63% desde 1995, embora o tráfego rodoviário motorizado continue a ser a principal causa. Embora os modelos de baixas emissões estejam em ascensão, continua a ser o desafio continuar a tornar o transporte global mais ecológico.
Em resumo, pode-se dizer que a Baixa Saxónia oferece uma gama interessante de normas para veículos e as emissões associadas. A evolução das tendências nos próximos anos dependerá de factores políticos e económicos. No entanto, uma coisa é certa: em Wolfsburg há bons negócios com carros limpos, enquanto em outras regiões ainda há muito trabalho a fazer.