Caos ferroviário a partir de dezembro: Oldenburg e Norddeich à sombra das mudanças de rota!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A mudança de horário da Deutsche Bahn em 14 de dezembro de 2025 trará mudanças significativas para Oldenburg: menos conexões diretas, viagens mais rápidas para Berlim e críticas da associação de passageiros.

Der Fahrplanwechsel der Deutschen Bahn am 14. Dezember 2025 bringt bedeutende Änderungen für Oldenburg: Weniger Direktverbindungen, schnellere Fahrten nach Berlin und Kritik vom Fahrgastverband.
A mudança de horário da Deutsche Bahn em 14 de dezembro de 2025 trará mudanças significativas para Oldenburg: menos conexões diretas, viagens mais rápidas para Berlim e críticas da associação de passageiros.

Caos ferroviário a partir de dezembro: Oldenburg e Norddeich à sombra das mudanças de rota!

Em 14 de dezembro de 2025, a mudança anual de horário da Deutsche Bahn está chegando e promete algumas mudanças para os viajantes ferroviários no norte da Alemanha. As regiões de Bremen e da Baixa Saxónia são particularmente afetadas. A associação de passageiros Pro Bahn já manifestou a sua preocupação, nomeadamente que o novo regulamento possa ter um impacto bastante negativo. “Um pouco de luz e significativamente mais sombra” é como a Pro Bahn descreve as mudanças planeadas, que afectarão tanto as ligações directas como o serviço de muitas estações ferroviárias mais pequenas. NWZon-line informa que, por exemplo, a ligação direta entre Estugarda e Norddeich e as linhas ICE de Oldemburgo a Munique já não estão disponíveis. Isto irá deteriorar ainda mais a ligação com a Frísia Oriental, em particular.

O que acontece com as conexões?

O cancelamento do ICE 1014 e 1015, que já não está disponível, será particularmente doloroso. Além disso, o comboio IC para Colónia é menos frequentado nos dias de semana mais fracos, o que, segundo a Pro Bahn, representa o risco de esta linha ser totalmente perdida. A situação em Oldenburg também é tudo menos otimista. No futuro, menos um ICE irá parar aí e, em vez disso, a ligação direta a Munique será substituída por uma ligação a Frankfurt. Numa comparação nacional, Oldenburg ocupa a 73ª posição entre 82 e é tudo menos um lugar de destaque quando se trata de conexões diretas. NDR acrescenta que, apesar dos cancelamentos, Norddeich, Norden e Emden ainda podem viajar diretamente para Koblenz e Bonn duas a três vezes por dia.

Novo horário traz mudanças para Oldenburg

Notícias positivas para os passageiros em Oldenburg: o horário anterior de partida para Berlim foi alterado das 4h40 para as 6h40, reduzindo o tempo de viagem para um total de três horas e 20 minutos. Bremen, por outro lado, pode esperar novas ligações directas a Berlim e Karlsruhe. Embora a ligação para Bremen esteja a ser melhorada, os viajantes da Baixa Saxónia e especialmente de Emsland e da Frísia Oriental devem esperar ligações deterioradas notícias diárias aguenta.

No geral, a mudança de horário oferece luz e sombra. Embora a Deutsche Bahn prometa trazer inúmeras melhorias para os passageiros na forma de ligações adicionais ICE Sprinter, resta saber se as ligações adequadas à idade para pequenas cidades na Baixa Saxónia também poderão ser garantidas no futuro. Uma preocupação central da Pro Bahn é o transporte de longa distância confiável e bem programado para toda a região.

Obras de construção e perspectivas futuras

Também poderá ser problemático para os passageiros: a partir de 1 de maio de 2026, o tráfego IC entre Bremen e Hanover será suspenso pelo menos até meados de julho. A razão para isso são as obras de construção necessárias entre Hanôver e Hamburgo. Embora a Deutsche Bahn esteja tentando tornar a rede de rotas preparada para o futuro, muitos viajantes considerarão as restrições um grande obstáculo. Em particular, Verden, Nienburg e várias cidades como Lüneburg e Uelzen têm de mudar para o metrónomo lento porque não há paragens na rota ICE para Berlim, o que reduz significativamente o conforto.

No final, surge a questão: o novo horário vale a pena ou é mais prejudicial para os viajantes? Resta ver isso, uma vez que o transporte de longa distância continuará a ter de enfrentar desafios consideráveis ​​para permanecer atrativo e pontual. A ferrovia concorre, portanto, também com o novo ICE L, que pretende oferecer uma viagem mais rápida e confortável. Prevê-se que as metas de pontualidade a longo prazo aumentem para 70% até 2029, enquanto o transporte local pretende atingir mais de 90%.