Após ataque de CSD: Segurança do Estado toma medidas contra menores!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Após ataques a participantes do CSD em Emden, a segurança do Estado está investigando menores. Motivo obscuro, comunidade chocada.

Nach Angriffen auf Teilnehmer des CSD in Emden ermittelt der Staatsschutz gegen Minderjährige. Motiv unklar, Community geschockt.
Após ataques a participantes do CSD em Emden, a segurança do Estado está investigando menores. Motivo obscuro, comunidade chocada.

Após ataque de CSD: Segurança do Estado toma medidas contra menores!

Em 19 de junho de 2025, após o Christopher Street Day (CSD) em Emden, ocorreu um infeliz incidente que perturbou a comunidade LGBTQ+ local. Depois que dois homens foram atacados, a segurança do Estado começou a investigar três menores. Esta decisão não é incomum quando se trata de crimes relacionados com eventos políticos, como relata NDR.

O ataque ocorreu na noite de sábado, após o desfile, quando um homem de 31 anos de Hamburgo e sua companheira de 29 anos de Wuppertal foram vítimas de violência. Ambos pertencem à cena “Puppy” e aparentemente foram filmados. Um vídeo mostra as cenas brutais em que os homens são espancados e chutados. O que foi particularmente assustador foi que um dos homens usava uma máscara de couro de cachorro, o que tornou o ataque ainda mais perturbador, pois nwzonline descreve.

O papel da polícia e da comunidade

A polícia conseguiu identificar os jovens suspeitos pelo nome na quarta-feira. Embora as idades dos suspeitos não tenham sido divulgadas, é claro que, segundo as investigações, eles estão envolvidos em lesões corporais graves. Um chute que pode ser visto no vídeo pode ser decisivo para a gravidade das denúncias. A equipe de organização do CSD cuidou dos dois feridos e felizmente eles estão bem novamente.

Os organizadores do CSD enfatizaram que a comunidade está “chocada, triste e com medo”. Eles veem a necessidade de um conceito rigoroso de segurança para eventos futuros, que este ano atraiu um público recorde com cerca de 1.600 participantes.

Um triste desenvolvimento na Alemanha

Os incidentes violentos envolvendo o CSD em Emden não são os primeiros. De acordo com relatórios da Associação de Lésbicas e Gays da Alemanha (LSVD), a violência contra pessoas com base na sua orientação sexual ou identidade de género ocorre todos os dias na Alemanha. Em 2023 foram registados 1.499 crimes, o que representa um aumento alarmante de 49% face ao ano anterior. Estes crimes incluem 288 crimes violentos e 449 insultos, conforme documentado por LSVD.

Neste contexto, é importante que a polícia melhore a documentação dos crimes anti-queer e promova a sensibilização do público para a questão. Só através de informações abrangentes e da criação de uma comissão independente de peritos é que o aumento dos crimes de ódio poderá ser eficazmente combatido.

Mais eventos de CSD estão programados para acontecer em outras cidades nas próximas semanas, e as organizações envolvidas esperam que tais incidentes possam ser evitados. Resta saber como a situação evoluirá e que conclusões surgirão das investigações em curso.