Os táxis aquáticos de Töwerland fecham: deficiências de segurança causam o caos!
Deficiências de segurança levam ao encerramento dos táxis aquáticos de Töwerland para Juist. Impacto nos passageiros e operadores.

Os táxis aquáticos de Töwerland fecham: deficiências de segurança causam o caos!
A situação em torno dos táxis aquáticos de Töwerland para a popular ilha de Juist, na Frísia Oriental, piorou dramaticamente. Os cinco táxis aquáticos estão atualmente presos no porto devido a deficiências significativas de segurança. A decisão foi da associação comercial de transportes, que o armador Jörg Schmidt interpreta como uma espécie de “aposentadoria” das autoridades. Ele expressa preocupação e descreve toda a situação como uma “catástrofe” ( ndr.de ). Schmidt não é totalmente inocente deste dilema: houve disputas entre ele e as autoridades no passado, especialmente em relação aos tripulantes.
As regulamentações de segurança mais rigorosas implementadas pelo Ministério Federal dos Transportes em Novembro de 2022, combinadas com documentos em falta, como o número de rádio marítimo polaco e o certificado da tripulação do navio, contribuíram para este encerramento massivo. Os passageiros tiveram que ser remarcados nas balsas Frisia Reederei, enquanto Schmidt tenta substituir parcialmente a frota por um barco fretado de Spiekeroog. Em última análise, é um duro golpe para ele e para os seus cerca de 20 funcionários, porque, segundo Schmidt, a perda de vendas ascende a 200.000 euros por mês.
Preocupações de segurança e incidentes trágicos
Esta paralisação também surge na sombra de um trágico incidente ocorrido em 2022, quando quatro pessoas, incluindo um menino de 12 anos, morreram num acidente semelhante perto de Terschelling. Também ocorreram vários incidentes com os barcos de Töwerland no passado recente, desde uma falha de motor até um encalhe num banco de areia. Apesar destes desafios, Schmidt fez melhorias: “Todos os Töwis estão agora equipados com dois motores”, garante ( ndr.de ).
A necessidade de segurança no mar é mais relevante do que nunca. Christian Bubenzer, da associação profissional, admite a importância de garantir sempre a segurança dos passageiros, especialmente após incidentes anteriores. Há poucos dias, foram conhecidas novas informações sobre uma emergência em Schuitengat. Houve uma colisão entre uma balsa rápida e um táxi aquático, o que motivou o envio de equipes de resgate e uma investigação ( stegfunk.de ). Este trágico acontecimento mostra-nos mais uma vez a importância das precauções de segurança no transporte marítimo.
O procedimento adicional
A esperança de um novo registro antecipado da frota de Töwerland morre por último. Schmidt já sinalizou que pretende continuar a operar a sua frota sob bandeira polaca, pois isso reduz os requisitos e exigências para a tripulação. Com uma tripulação de um homem só, ele poderia operar com muito mais flexibilidade e, portanto, ter mais sucesso econômico. Um primeiro sinal de progresso é a revisão completa dos seus barcos e o cumprimento de todas as normas de segurança necessárias ( ndr.de ). Para garantir a ligação à ilha a longo prazo, a ligação do aeródromo a Juist será votada no dia 3 de agosto; Até lá, a mobilidade dos viajantes será assegurada através de um ciclo-riquixá.
Resta-nos esperar que estas medidas permitam em breve que viagens seguras à bela ilha de Juist sejam novamente oferecidas. Os táxis aquáticos não são apenas um importante meio de transporte, mas também contribuem significativamente para a qualidade de vida e o turismo na região.