Primeiros formandos do treinamento OTA: Hospital Osnabrück comemora sua estreia!
A Clínica Osnabrück se despede dos primeiros formandos da formação OTA. 14 participantes iniciam seu futuro profissional.

Primeiros formandos do treinamento OTA: Hospital Osnabrück comemora sua estreia!
No dia 24 de julho de 2025 finalmente chegou a hora: o Hospital Osnabrück despediu-se dos primeiros formandos da nova formação de auxiliares cirúrgicos (OTA). Durante a cerimónia comemorativa de formatura, os 14 especialistas recém-formados, incluindo 11 mulheres e 3 homens, receberam a sua licença profissional e olham agora com optimismo para o futuro. Este treinamento foi introduzido na clínica há três anos e tem sido muito popular desde então.
Como parte da comemoração, diversos representantes da direção da clínica parabenizaram os formandos. A vice-diretora Dra. Janika Grunau, a membro do conselho de trabalhadores Iris Menzel, a chefe do departamento Christine Hochtritt, bem como a líder do curso Esther Schulte-Möller e a instrutora prática Meike Heuing estiveram presentes para homenagear as conquistas dos graduados. O diretor-geral Klaus Beekmann destacou particularmente os conhecimentos técnicos e as competências humanas que os formandos conseguiram adquirir nos três anos de formação e felicitou os “pioneiros” pelo seu reconhecimento. osradio.de relata que os graduados agora serão usados principalmente na sala de cirurgia e em outras áreas clínicas.
Treinamento com perspectiva
A formação OTA começa anualmente no verão e conta com um número estável de consultas. Com o novo modelo de formação, uma reorganização legal da regulamentação no sector da saúde foi implementada desde 2022. Os graduados desta primeira coorte estão particularmente orgulhosos de serem os primeiros a concluir esta formação. Os seus conhecimentos incluem não só o trabalho em bloco operatório, mas também em endoscopia e outras áreas funcionais ambulatoriais. klinikum-os.de explica que eles também têm a oportunidade de continuar seu treinamento como assistentes de anestesia (ATA), o que aumenta ainda mais suas perspectivas de carreira.
A academia da clínica também coopera com outras instituições, para que participantes de hospitais em Ibbenbüren, Rheine e Bad Rothenfelde também se beneficiem do treinamento OTA. Este intercâmbio interdisciplinar não só garante uma melhor formação, mas também um valioso horizonte de experiência para os aspirantes a especialistas.
O total de 14 licenciados, que iniciam agora um futuro profissional promissor, mostra a importância da próxima geração de trabalhadores qualificados no sector da saúde. A resposta positiva ao novo modelo de formação dá esperança de que as gerações futuras também encontrarão muitos empregos nesta área.