Controles de fronteira na Baixa Saxônia: 1.378 entradas não autorizadas descobertas!
Osnabrück: Os actuais controlos fronteiriços fornecem informações sobre entradas não autorizadas, rejeições e medidas de segurança na Baixa Saxónia.

Controles de fronteira na Baixa Saxônia: 1.378 entradas não autorizadas descobertas!
A situação nas fronteiras alemãs continua tensa: a polícia federal na Baixa Saxónia tem realizado controlos fronteiriços sistemáticos desde 16 de setembro de 2024. Até 30 de junho de 2025, foram identificadas 1.378 entradas não autorizadas ou tentativas de entrada. Isso relata NDR. Em mais de 900 casos, as pessoas foram expulsas diretamente na fronteira.
Esses números fazem parte de uma tendência maior: em todo o país, a Polícia Federal registrou cerca de 42,5 mil entradas não autorizadas no mesmo período. Os controlos tiveram lugar não só na Baixa Saxónia, mas também nas fronteiras com França, Bélgica, Países Baixos, Luxemburgo e Dinamarca. Neste contexto, foram detidos 56 contrabandistas e executados 362 mandados de prisão em aberto.
Críticas aos controles de fronteira
Mas também há vozes críticas sobre as medidas. O sindicato da polícia (GdP) sublinha que o esforço envolvido nos controlos não é proporcional aos resultados. Houve custos e despesas de pessoal significativos, com cerca de 2,8 milhões de horas extraordinárias desde o início dos controlos. Ao mesmo tempo, a organização Pro Asyl mina a base jurídica destes controlos fronteiriços e critica a rejeição generalizada dos requerentes de asilo, que consideram violar a legislação da UE. Em muitos casos, não existe um procedimento regular de asilo que ofereça aos requerentes de asilo uma oportunidade justa de esclarecer o seu estatuto.
Particularmente digno de nota é o reforço dos controlos levados a cabo pelo Ministro Federal do Interior, Alexander Dobrindt (CSU), em 8 de maio de 2025. Até ao momento, estas medidas levaram a um total de 137 rejeições na fronteira germano-holandesa na Baixa Saxónia, depois de mais de 6.193 regressos terem ocorrido em todo o país.
Diminuição de entradas não autorizadas
Apesar destes controlos massivos, parece ter havido um declínio nas entradas não autorizadas. Em janeiro de 2025, foram detectadas apenas 5.147 entradas – em comparação com 6.906 em janeiro de 2024 e 7.588 em janeiro de 2023. Isto pode indicar os controles eficazes e o aumento da dissuasão proporcionados pela presença da Polícia Federal nas fronteiras. Houve barulhos altos ao longo de 2024 notícias diárias Foram detectadas cerca de 83.572 entradas não autorizadas, o que representa uma diminuição significativa face aos anos anteriores.
Os controlos não podem ser medidos facilmente: o número de entradas não autorizadas e de detenções pode mudar devido a registos subsequentes. De acordo com o Tempo Nos primeiros nove meses de 2023, foram registradas 53.410 entradas não autorizadas e 28.321 pessoas foram rejeitadas.
A questão que permanece é como a situação nas fronteiras alemãs irá evoluir. As actuais medidas visam claramente restringir a migração irregular. Mas se este controlo é a forma correcta de encontrar um equilíbrio entre segurança e responsabilidade humanitária continua a ser um tema debatido entre políticos, autoridades e sociedade civil.