Osnabrück cobrará um imposto sobre a cama a partir de outubro de 2025 - o que isso significa para os viajantes?
Osnabrück cobrará um imposto sobre a cama a partir de outubro de 2025 - o que isso significa para os viajantes?
Osnabrück, Deutschland - Na cidade de Osnabrück, algo acontecerá em breve: a partir de 1º de outubro de 2025, um novo imposto de acomodação de 3,5 % será cobrado pelo preço de acomodação. Essa medida afeta os hóspedes em hotéis, casas de hóspedes e todas as acomodações comparáveis na área da cidade. Somente os lares de idosos e de idosos são excluídos deste regulamento. Como relatórios radiorst.de, a cidade espera renda anual de cerca de 1,2 milhão de euros. Esses fundos devem fluir para as áreas de turismo, cultura e infraestrutura urbana.
A implementação prática do imposto é muito simples: as respectivas empresas de acomodação são responsáveis por coletar o imposto e pagar digitalmente o portal de serviços da cidade. A primeira declaração de imposto deve ser entregue no quarto trimestre de 2025 e deve ser enviada até 15 de janeiro de 2026, o mais tardar. Esse novo regulamento deve beneficiar os hóspedes e a cidade, com as atrações turísticas de Osnabrück, financiadoras de Osnabrück.
A estrutura legal
Uma olhada nas fundações legais mostra que o imposto de estadia noturno, que também é conhecido como imposto sobre a cama ou imposto de hotel, é um consumo local e um imposto sobre despesas. Já foi estabelecido em muitos lugares na Alemanha e foi introduzido pela cidade de Weimar pela primeira vez em 2005. Enquanto isso, mais de 50 municípios e estados da cidade cobram esse imposto, que sublinha sua admissibilidade constitucional. De acordo com [kommunalwiki.boell.de] (https://kommunwiki.boell.de/index.php/%C3%9Cbernache Tax), não é incomum que o imposto seja medido como sobretaxa no preço líquido da noite durante 5%a máxima de 7,5%. Antes da pandemia, esse imposto gerou receita de cerca de 80 a 100 milhões de euros anualmente para os municípios.
Em 2012, o Tribunal Administrativo Federal confirmou o sistema constitucional de impostos, desde que as estadias noturnas não sejam baseadas profissionalmente. No entanto, essa diferenciação entre estadias privadas e comerciais durante a noite não era mais exigida por um julgamento do Tribunal Constitucional Federal em março de 2022.
Efeitos na gastronomia
Como mostra a situação em Osnabrück, esses impostos também podem ser controversos. Enquanto algumas associações municipais, como o Dia da Cidade Alemã, representam uma visão positiva, representantes do setor como DeHoga e IHA vêem o imposto como estressante para o comércio de catering. Em um ponto semelhante, a cidade de Konstanz também mostra interesse em introduzir um imposto sobre a cama para financiar medidas de proteção climática, enquanto em Lübeck a reintrodução de tal imposto está na sala. Munique até planeja um "imposto turístico" que deve trazer 60 milhões de euros anualmente, mas há preocupações legais por parte do governo do estado da Baviera.
A introdução desse imposto sobre acomodação em Osnabrück pode ser visto como um sinal de uma tendência em muitas outras cidades da Alemanha, onde medidas semelhantes estão sendo consideradas atualmente. Para os hóspedes em Osnabrück, isso pode significar que os custos para a estadia aumentarão um pouco enquanto a cidade espera melhorar ainda mais suas ofertas turísticas.
Mais informações sobre os detalhes deste imposto estão disponíveis no site oficial da cidade de Osnabrück: [Service.osnabrueck.de] (https://service.osnabrueck.decle/sdienstachungen/-/egov-detail/dienstleistng/1511430
Details | |
---|---|
Ort | Osnabrück, Deutschland |
Quellen |
Kommentare (0)