O Corpo de Bombeiros do Distrito de Peine faz um balanço: Honras para heróis e operações em declínio
O Peine e.V. associação distrital de bombeiros relembra um ano agitado, com honras e relatórios operacionais de 2024.

O Corpo de Bombeiros do Distrito de Peine faz um balanço: Honras para heróis e operações em declínio
A reunião anual dos delegados ocorreu no domingo, 16 de junho de 2025 Associação dos Bombeiros do Distrito de Peine aconteceu no refeitório da escola Edemissen. O evento ofereceu uma revisão abrangente do ano passado e foi repleto de relatórios e homenagens importantes para os membros comprometidos dos corpos de bombeiros do distrito.
Os dirigentes mais importantes da associação, incluindo o tesoureiro e o gestor distrital de formação, informaram os presentes sobre os desenvolvimentos em 2024. Soube-se que os bombeiros voluntários do distrito de Peine foram chamados para um total de 1.476 operações - uma diminuição de 694 operações em relação a 2023. Houve 264 operações de incêndio, incluindo sete incêndios em vegetação. Em contrapartida, os números de 2023 foram de 365 incêndios e 21 incêndios em vegetação.
Missões e desafios
O declínio nas operações de combate a incêndios é encorajador, mas as exigências impostas aos bombeiros continuam elevadas. Mais de metade das missões em 2024 foram de assistência técnica, com 841 missões. As 160 operações de tempestade e 129 aberturas de portas foram particularmente significativas. Houve também 225 alarmes de sistemas de alarme de incêndio e 98 operações do corpo de bombeiros da fábrica Peinerträger, com um total de 3.257 membros dos 51 corpos de bombeiros locais, 20 corpos de bombeiros de base, dois corpos de bombeiros principais e um corpo de bombeiros de fábrica sendo implantados. Um fato que ilustra quantas pessoas se dedicam a servir ao próximo.
O chefe distrital dos bombeiros, Rüdiger Ernst, aproveitou a reunião para chamar a atenção dos participantes para a situação atual e os desafios. Sob o lema “Mais importante do que nunca – o seu corpo de bombeiros!” ele falou sobre o declínio dos ideais que precisa ser combatido hoje. No entanto, os bombeiros continuam a ser uma instituição central na sociedade que defende a segurança e a assistência.
Honras por comprometimento excepcional
Outro destaque do encontro foram as inúmeras homenagens concedidas ao extraordinário empenho dos bombeiros. Estas variavam desdeDistintivo de honra FUK em ouro para Frank Maak até vários distintivos de honra e cruzes de honra. Os homenageados incluem Mario Gotsch, Uwe Lungehausen e Bernd Hlawa. Os membros foram homenageados pelos seus esforços incansáveis, que estão indissociavelmente ligados ao bem-estar da comunidade.
Não só as reportagens e homenagens oficiais fizeram parte do evento: o acompanhamento musical da banda do Corpo de Bombeiros Voluntários de Abbensen sob a direção de Angela Nawo-Ernst criou um clima de celebração. A conclusão bem sucedida da reunião foi um almoço conjunto organizado pela Cruz Vermelha Alemã Peine.
Uma olhada nas tendências nacionais
As estruturas do corpo de bombeiros na Alemanha são complexas. Alto Estatista Existem cerca de 48.100 corpos de bombeiros na Alemanha, que são divididos em corpos de bombeiros voluntários e profissionais, corpos de bombeiros juvenis e corpos de bombeiros de empresas. Os bombeiros voluntários, em particular, desempenham aqui um papel central: com mais de um milhão de membros, constituem a maior parte. Em 2022, foram mobilizados em cerca de 229 mil missões a incêndios e explosões, área que sempre exige muito pessoal e equipamentos, mesmo em Peine.
Em resumo, a reunião de delegados da Associação dos Bombeiros do Distrito de Peine mostra que, apesar do número decrescente de destacamentos e dos vários desafios, os esforços incansáveis dos bombeiros não perderam nada da sua relevância. O compromisso contínuo e a vigilância associada fazem dos corpos de bombeiros um pilar indispensável na nossa sociedade.