Revolução na navegação interior: Blue Marlin” celebra batismo sustentável!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 3 de julho de 2025, a inovadora embarcação fluvial “Blue Marlin” foi batizada em Hamburgo, um projeto conjunto da HGK Shipping e Salzgitter AG que promove tecnologias de propulsão sustentáveis.

Am 3. Juli 2025 wurde das innovative Binnenschiff „Blue Marlin“ in Hamburg getauft, ein gemeinsames Projekt von HGK Shipping und Salzgitter AG, das nachhaltige Antriebstechniken fördert.
Em 3 de julho de 2025, a inovadora embarcação fluvial “Blue Marlin” foi batizada em Hamburgo, um projeto conjunto da HGK Shipping e Salzgitter AG que promove tecnologias de propulsão sustentáveis.

Revolução na navegação interior: Blue Marlin” celebra batismo sustentável!

Uma nova referência na navegação interior foi estabelecida em Hamburgo em 3 de julho de 2025: o navio de carga motorizado “Blue Marlin” foi batizado pela HGK Shipping, a maior empresa de navegação interior da Europa. O batizado foi realizado por Julia Siemens-Pecher, chefe de gestão logística da Peinerträger, subsidiária da Salzgitter AG. Com este evento, a HGK Shipping e a Salzgitter Flachstahl marcam um projeto conjunto que visa soluções de transporte sustentáveis ​​em vias navegáveis ​​interiores.

O “Blue Marlin” apresenta um moderno sistema de propulsão diesel-elétrico que é considerado “Future Fuel Ready”. Isto significa que o navio também pode utilizar combustíveis alternativos, o que é de grande importância na discussão atual sobre tecnologias de propulsão mais ecológicas. Graças à tecnologia SEAFAR integrada, o navio oferece navegação telecomandada, tendo o GDWS responsável já concedido autorização para troços entre Salzgitter e Friedrichsfeld.

Detalhes técnicos e responsabilidade ecológica

O navio de carga seca tem 86 metros de comprimento, 9,50 metros de largura e um calado de apenas 1,10 metros, o que o torna particularmente adequado para situações de maré baixa nas vias navegáveis ​​da Europa Central. Pode transportar cargas de até 3.110 toneladas e pode ser acoplado a uma barcaça. Há um sistema de módulo solar a bordo que gera até 37.500 quilowatts-hora de eletricidade anualmente. Esta tecnologia amiga do ambiente pode tornar a operação do navio livre de emissões e reduzir as emissões de CO₂ em até 36.000 quilogramas por ano.

Para os leitores atentos, é emocionante saber que o “Blue Marlin” já recebeu o Green Award in Gold, que destaca os seus excelentes padrões ambientais. Num momento em que a navegação interior enfrenta grandes desafios em termos de descarbonização, este navio representa um exemplo brilhante para o futuro. O diretor administrativo da HGK Dry Shipping, Florian Bleikamp, ​​​​destaca a importante parceria com a Salzgitter AG e enfatiza os objetivos de longo prazo de projetos sustentáveis ​​no setor.

Um passo para o futuro da navegação interior

As embarcações fluviais são conhecidas como meio de transporte de mercadorias e são consideradas um método eficiente de transporte de mercadorias. Mas e os desafios? Os elevados requisitos energéticos, as regulamentações complexas e a necessidade de mudar para unidades amigas do ambiente tornam a descarbonização da indústria uma tarefa hercúlea. No entanto, o “Blue Marlin” e projectos semelhantes poderão fornecer o impulso decisivo para superar estes desafios através de abordagens inovadoras.

Já existem os primeiros navios movidos a hidrogénio e o transporte marítimo também está a considerar a utilização de motores alternativos. Embora a transição nas operações marítimas e de navegação interior seja tão complexa como um voo, projetos como o “Blue Marlin” mostram que a indústria está no caminho certo.

No final das contas, não se trata apenas de um novo navio, mas também da esperança de um futuro mais verde para toda a navegação interior. O compromisso da HGK Shipping e da Salzgitter AG poderia contribuir significativamente para a transformação da indústria.

Para mais informações sobre este tópico, visite Salzgitter AG, Envio e Tecnologia e Energy4Climate.