Tempestade e chuva forte: a Baixa Saxônia está se preparando para tempestades!
Tempo tempestuoso aguarda a Baixa Saxônia nos próximos dias, com chuvas fortes e avisos de mau tempo. Saiba mais agora!

Tempestade e chuva forte: a Baixa Saxônia está se preparando para tempestades!
O tempo tempestuoso mantém a Baixa Saxónia sob controlo e o outono mostra o seu lado mais desconfortável. As áreas de alta pressão estão recuando e as previsões do meteorologista Dominik Jung não são um bom presságio: são esperadas fortes chuvas nos próximos dias. São esperados até 80 litros por metro quadrado para a Baixa Saxônia, enquanto o Erzgebirge pode até receber até 100 litros de chuva notícias38 relatado.
Já na quinta-feira, 23 de outubro, registaram-se rajadas até 80 km/h e é notório o risco de tempestade no litoral. Mesmo que se preveja que as condições meteorológicas melhorem no início de Novembro, deve-se notar que Novembro poderá ser mais húmido do que a média geral. Isso significa que podemos esperar tempo ventoso e chuvoso com temperaturas entre 14 e 18 graus. As noites frias podem até trazer as primeiras neves nas serras baixas.
Aviso de chuva forte
Os actuais avisos de mau tempo devem ser levados a sério. As fortes chuvas podem não só causar inundações de ruas e porões, mas também podem resultar em inundações repentinas, deslizamentos de terra e deslizamentos de terra. Desde novembro de 2024, o novo geoportal do governo federal oferece um mapa de informações interativo para riscos de chuvas fortes na Baixa Saxônia, que fornece informações específicas sobre endereços. Isto mostra áreas potenciais de inundação para vários eventos de chuva. “O uso de aplicativos de alerta como o NINA ou os aplicativos do Serviço Meteorológico Alemão é essencial”, afirmam os especialistas. O sul, especialmente o distrito da estação ferroviária de Oldenburg, é destacado como estando em alto risco Niedersachsen.de relatado.
Para os municípios, a “prevenção municipal de chuvas fortes” é vista como um instrumento importante para o desenvolvimento de medidas para evitar o perigo. O Ministro do Ambiente, Christian Meyer, deixa claro: “Temos de nos preparar para o aumento das condições meteorológicas extremas”, razão pela qual as directrizes para a prevenção de chuvas fortes na Baixa Saxónia foram publicadas em 2024. Em última análise, as cidades e os municípios são obrigados a preparar-se para estes desafios e a candidatar-se a subsídios para medidas de prevenção eficazes.
Mudanças climáticas como causa
O que tudo isso tem a ver com as mudanças climáticas? Um estudo interessante do Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas mostra que o aumento de fenómenos meteorológicos extremos não é uma coincidência. A temperatura da superfície da Terra está a aumentar mais rapidamente do que nunca nos últimos 2.000 anos, e os humanos contribuíram significativamente para isso. Chuvas fortes podem ocorrer não apenas com mais frequência no futuro, mas também com mais intensidade. Isto poderá afetar as inundações costeiras, que antes ocorriam uma vez a cada 100 anos e podem tornar-se uma realidade anual no futuro, segundo o relatório. WWF.
Os alemães não devem concentrar-se apenas em medidas rigorosas para evitar o perigo, mas também pensar nas consequências a longo prazo das alterações climáticas. Soluções ecológicas poderiam ajudar a melhorar a proteção contra inundações. A recuperação de planícies aluviais naturais e a restauração da água são abordagens promissoras. A este respeito, existem razões suficientes para levar a sério o clima e estar bem preparado quando as próximas tempestades de outono varrerem a Baixa Saxónia.