Onda de calor atinge a Alemanha: até 40 graus e risco de trovoadas!
Uelzen será afetado por uma onda de calor extrema, com temperaturas chegando a 40 graus. Preste atenção aos avisos do DWD.

Onda de calor atinge a Alemanha: até 40 graus e risco de trovoadas!
A onda de calor está a assolar a Alemanha e traz consigo temperaturas alarmantes! Hoje, 1º de julho de 2025, os termômetros chegam a 40 graus Celsius em muitas regiões. De acordo com o Serviço Meteorológico Alemão (DWD), um alerta de calor está em pleno andamento alertando sobre os riscos para a saúde destas temperaturas extremas. As massas de ar quente vindas do sul estão na origem deste calor insuportável, que já se fazia sentir no oeste e sudoeste do país na segunda-feira, 30 de junho.
Torna-se particularmente perigoso à noite, quando as temperaturas caem apenas ligeiramente, para cerca de 20 graus Celsius. De acordo com as previsões, máximas entre 31 e 38 graus Celsius serão atingidas na terça-feira, enquanto temperaturas de 40 graus Celsius serão possíveis localmente na quarta-feira. No entanto, o calor continua um pouco mais ameno nas montanhas e no litoral, onde as temperaturas permanecem abaixo dos 30 graus Celsius. O DWD considera a Renânia do Norte-Vestfália e Baden-Württemberg, em particular, como as regiões mais afetadas, onde o nível de alerta mais elevado para o calor já foi declarado.
Riscos e Recomendações
Com este elevado nível de exposição, aumenta também o risco de trovoadas e tempestades, incluindo chuvas fortes e granizo. O meteorologista do DWD, Nico Bauer, espera até mesmo recordes potenciais de todos os tempos, mas não um recorde em toda a Alemanha de 41,2 graus. Este stress térmico é particularmente perigoso para a saúde, especialmente para os idosos, mulheres grávidas, crianças e pessoas com doenças crónicas. Estes grupos devem prestar especial atenção a si próprios e evitar o calor extremo, beber bastante líquido e manter os espaços interiores frescos, a fim de prevenir problemas de saúde, de acordo com as recomendações do Robert Koch Instituto.
Mas qual tem sido a situação nos últimos dias? Em junho de 2025, a temperatura média na Alemanha situou-se 3,1 graus acima do valor de referência de 15,4 graus, e a precipitação foi quase um terço inferior ao habitual, com 61 litros por metro quadrado. Estas condições climáticas exigem um bom monitoramento e uma proteção eficaz contra o calor, como explica o Instituto Robert Koch. São necessários esforços de colaboração a vários níveis para que todas as autoridades relevantes possam responder bem a tais ondas de calor.
Olhando para frente
Está prevista uma frente fria a norte e noroeste na quinta-feira, 3 de julho, o que poderá trazer fortes trovoadas a sudeste. As máximas entre Meno e Oder ficarão então entre 30 e 35 graus Celsius, enquanto temperaturas de quase 30 graus estão previstas no Alto Reno na sexta-feira, 4 de julho. No geral, a tendência de calor para os próximos dias mostra um quadro preocupante, que também é confirmado por Hitzewarnings.de.
Todos são urgentemente chamados a conhecer os atuais alertas de calor e a adaptar as suas atividades às condições meteorológicas. Mesmo que as temperaturas estejam elevadas neste momento, é importante não perder de vista a sua saúde.