Uelzen se prepara para protestos: a polícia aumenta sua presença!
No dia 15 de novembro de 2025, ocorrerão protestos e uma marcha pela paz em Uelzen, acompanhados pelo aumento da presença policial.

Uelzen se prepara para protestos: a polícia aumenta sua presença!
No próximo sábado, 15 de novembro de 2025, haverá muita atividade em Uelzen. Vários comícios e uma marcha pela paz acontecerão na Hammersteinplatz, organizada pela aliança de protesto “Juntos pela Alemanha” (GfD). Esses eventos estão programados a partir das 13h. às 17h e promete reunir uma ampla gama de participantes e opiniões. A polícia planeia aumentar as forças no local para garantir a segurança, especialmente depois dos distúrbios relatados que ocorreram no último evento, em 18 de outubro.
A aliança de protesto está a mobilizar-se em numerosas cidades alemãs pelas suas preocupações, que vão desde a exigência de liberdade de expressão até aos controlos fronteiriços a nível nacional. O fim da ajuda militar à Ucrânia é também uma das reivindicações centrais da GfD, que emergiu de um apelo nas redes sociais há pouco tempo. notícias diárias relatado.
Contramanifestação e posicionamentos
Mas Uelzen não permanece incólume. A Aliança local para a Democracia e a Tolerância convoca uma contra-manifestação, que terá início às 12h30. no cruzamento da Bahnhofstrasse com a Achterstrasse sob o lema “Uelzen permanece colorido – juntos contra a agitação de direita”. Este movimento dirige-se então para Ratswiesen para enviar um sinal forte contra as exigências provocativas da GfD.
Além disso, os membros do Linksjugend [‘sólido] Uelzen realizarão uma “reunião de pudim com garfo” no Ratsteich às 12h. Não há apenas mimos aqui, mas também a oportunidade de se posicionar ativamente contra as opiniões da GfD. O prefeito Jürgen Markwardt apela a todos os participantes para que utilizem a liberdade de reunião de forma responsável e pacífica, a fim de não pôr em perigo a segurança pública.
Resultados de protestos anteriores
Nos últimos comícios da GfD, como em Dortmund, já existiam conflitos entre manifestantes e a polícia. Em Dortmund, além de milhares de manifestantes, também foram observados numerosos contra-manifestantes na ausência de uma imagem unificada, com... notícias diárias Estimou-se que entre 300 e 500 pessoas foram mobilizadas.
Relatórios sobre protestos anteriores mostraram como extremistas e “pensadores laterais” se misturaram entre os participantes, embora os organizadores tenham garantido que se distanciariam de posições extremistas. O Gabinete para a Protecção da Constituição considera a GfD potencialmente perigosa, mas não vê qualquer conteúdo constitucionalmente ameaçador nas suas exigências.
No geral, o povo de Uelzen pode esperar um sábado emocionante, onde a liberdade de expressão é muito importante - mas não sem o lado negro das tensões sociais e das opiniões contrárias, que também estão na agenda.