O fraudador por trás das ligações chocantes está sob custódia – idosos estão sendo roubados!
Um fraudador de 35 anos de Vechta está sob custódia após uma ligação chocante. Ela enganou os idosos para obter dinheiro.

O fraudador por trás das ligações chocantes está sob custódia – idosos estão sendo roubados!
Um fraudador recentemente preso está causando agitação em Neuenkirchen-Vörden. Uma suspeita de 35 anos está sob custódia há pouco tempo por causa de suas ações. Como OM on-line Segundo relatos, o mandado de prisão foi emitido após um telefonema particularmente descarado em Fevereiro. Neste caso, o suspeito contactou uma mulher de 86 anos e fez-se passar por familiar cuja filha corria alegadamente perigo mortal.
A fraude não é nova, mas é extremamente pérfida: os fraudadores afirmam que são necessárias medidas médicas urgentes e que devem ser financiadas imediatamente. O idoso afetado acreditou no autor do crime e depois transferiu o dinheiro. Um homem de 71 anos da região de Coburg também caiu na mesma manobra. A polícia suspeita que o homem de 35 anos esteve envolvido em outros cinco atos semelhantes nos últimos meses e se fez passar por “cobrador de dinheiro” em quatro estados federais.
As tentativas de fraude estão aumentando
Este comportamento faz parte de uma tendência mais ampla na Alemanha, uma vez que vivemos numa época em que as chamadas de choque e outras fraudes, especialmente contra os idosos, estão a aumentar. O Correio Sul listou recentemente vários casos semelhantes. Por exemplo, uma idosa em Überlingen deu uma quantia de seis dígitos por causa de uma chamada chocante sobre o acidente da sua filha. Houve também vários incidentes em Ravensburg em que ligações fraudulentas fingiram ser médicos para roubar dinheiro.
A polícia tem cada vez mais dificuldade em conter o aumento destas tentativas de fraude. Isto é muitas vezes feito através de conversas inteligentes, a fim de obter informações das vítimas. Mesmo durante a pandemia do coronavírus, os golpistas adaptaram suas táticas e se passaram por profissionais que supostamente ajudam no combate ao COVID-19.
Dicas para se proteger de fraudes
Dada esta situação alarmante, recomenda-se cautela. A polícia e os especialistas recomendam diversas medidas de proteção para os idosos. Como Assistência de enfermagem para idosos recomenda que os idosos tenham cuidado ao exigir dinheiro por telefone. Uma conversa deve ser encerrada imediatamente se for exigido dinheiro. Em vez disso, é aconselhável entrar em contato com parentes para verificação e não efetuar pagamentos a pessoas desconhecidas.
- Vorsicht bei zunächst harmlosen Gesprächen.
- Verwandte informieren, um die Wahrheit zu bestätigen.
- Verdächtige Anrufe umgehend der Polizei melden.
Outra dica eficaz é ignorar números desconhecidos e, em caso de dúvida, entrar em contato com a polícia pelo número de emergência 110. Se não tiver certeza, parentes ou funcionários do banco podem ajudar.
Sensibilizar as pessoas mais velhas para estas fraudes é crucial para lhes dar as ferramentas de que necessitam para reconhecer e defender-se contra estes ataques. Como mostram os incidentes atuais, eles podem afetar qualquer pessoa e causar danos financeiros e emocionais significativos.