Avistamento de guaxinim em Hanover: Corpo de Bombeiros dá sinal de que está tudo bem!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 28 de novembro de 2025, um guaxinim foi avistado em uma árvore em Hanover, o corpo de bombeiros chegou e deu sinal verde.

Am 28.11.2025 wurde ein Waschbär in einem Baum in Hannover gesichtet, Feuerwehr rückte an und gab Entwarnung.
Em 28 de novembro de 2025, um guaxinim foi avistado em uma árvore em Hanover, o corpo de bombeiros chegou e deu sinal verde.

Avistamento de guaxinim em Hanover: Corpo de Bombeiros dá sinal de que está tudo bem!

Em 28 de novembro de 2025, o distrito de Vahrenwald, em Hanover, tornou-se palco de um incidente incomum. Os moradores avistaram um guaxinim no alto de uma árvore e, preocupados, ligaram para o corpo de bombeiros pedindo ajuda. A preocupação com o animal era grande porque os guaxinins não são comuns em áreas urbanas.

O Corpo de Bombeiros rapidamente saiu para investigar a situação. No local, Timo Gerlich, porta-voz do corpo de bombeiros de Hanover, finalmente deu tudo certo: “Os guaxinins sobem conscientemente nas árvores para encontrar a paz”, explicou ele. Na verdade, o animal se sentia confortável em sua altura elevada e não corria perigo. Depois que a situação foi esclarecida com sucesso, os bombeiros puderam sair novamente sem nenhum custo para os moradores. Para animais de estimação como gatos, isso teria que ser cobrado, mas felizmente isso não foi necessário neste caso.

Vida selvagem urbana em transição

Como pode ser visto claramente neste incidente, cada vez mais animais selvagens estão a adaptar-se às condições dos habitats urbanos. Os guaxinins não são os únicos animais que se deslocam da natureza para a cidade. Javalis e raposas também vivem cada vez mais em áreas urbanas. Enquanto os javalis se movem em grupos, os chamados bandos, e procuram ativamente por comida, especialmente em arredores ricos em jardins, as raposas são frequentemente animais solitários.

Como pode ser lido no site da Animal Welfare Association, mais de 1.000 raposas vivem em cidades como Colônia. Embora exista algum cepticismo em relação à biodiversidade nas áreas urbanas, verifica-se que os animais selvagens da Alemanha se dão bem em ambientes urbanos. Não há razão para se preocupar com doenças como a raiva na Alemanha, uma vez que o país está livre da raiva há muitos anos. Isto também se aplica a guaxinins e esquilos.

O incidente em Hanôver deixa claro que a natureza nem sempre está longe. É importante ter uma boa mão quando se trata de bem-estar animal. Os residentes são aconselhados a agir com prudência em tais situações e, em caso de dúvida, consultar os especialistas para que tanto as pessoas como os animais permaneçam saudáveis.

Os acontecimentos de hoje em Hanôver são um bom exemplo de como os cidadãos agem em conjunto, preocupados com os animais. Às vezes são as pequenas coisas – como um guaxinim numa árvore – que nos lembram o quão vivo é o que nos rodeia.

Para mais informações sobre a vida selvagem nas cidades, visite o site Associação de bem-estar animal, ou veja os relatórios de NDR e Notícias ininterruptas sobre.