Escassez de água na Saxônia Inferior: Parques e jardins afetados!
Escassez de água na Saxônia Inferior: Parques e jardins afetados!
A partir de hoje, será sério para todos que gostam de regar. Em 30 de setembro de 2025, parques, jardins e instalações esportivas podem não ser mais irrigadas com sistemas de irrigação em dias quentes entre 12 e 18h. O pano de fundo para isso é a diminuição dos níveis de água subterrânea, que são devidos à fase de seca na primavera. [NDR] relata que esse regulamento foi emitido como um decreto geral pela administração do distrito e, portanto, também o uso de água de rios e fontes é limitado até o outono.Mas Peine não é o único lugar que toma medidas rigorosas. Uma decisão semelhante também foi aplicada em Braunschweig desde julho. Lá, no entanto, as restrições são excluídas da baixa evaporação de sistemas de irrigação. No distrito de Wolfenbüttel, que já foi ofensivo em meados de junho, a irrigação com água subterrânea também é proibida entre as 10h e as 18h, enquanto bombeia a água dos rios é proibida até o final de setembro. Em Göttingen, bombear água de rios ou poços particulares foi proibido das 10h e das 19h. Desde o início de julho, a menos que seja a brigada de bombeiros. Regulamentos semelhantes também se aplicam no Salzgitter e na região de Hanover. O objetivo dessas medidas é garantir a funcionalidade ecológica dos rios e os níveis de água subterrânea.
A escassez de água em vista
Os problemas relacionados às águas subterrâneas não são apenas localmente na Baixa Saxônia, mas também afetam áreas inteiras. De acordo com um estudo do governo federal, 201 de 401 municípios e cidades independentes na Alemanha estão sob estresse nas águas subterrâneas, especialmente em áreas que são intensamente usadas na agricultura. Mais água subterrânea é frequentemente levada aqui do que é criada. [Bund] ressalta que, em todos os segundos municípios da Baixa Saxônia, foi determinado um uso excessivo das águas subterrâneas, o que leva à queda dos níveis de água, a secagem e a baixa água nos rios.
As consequências desse desenvolvimento são graves. A queda dos níveis de água subterrânea não apenas leva a falhas de culturas e menos renda na agricultura, mas também afetam o suprimento de água potável em alguns municípios. A biodiversidade sofre de seca, especialmente em áreas úmidas e pântanos que representam habitats importantes. Esses desenvolvimentos não são apenas alarmantes, mas também representam um desafio para a sociedade como um todo. [ZDF] também enfatiza que as mudanças climáticas ainda exacerbam a situação, especialmente em regiões como Brandenburgo e Saxônia-Anhalt.
Medidas para economia de água e uso
Os círculos e cidades são necessários, e a política de água no nível estadual e federal também deve ser adaptada. Uma redução no consumo de água nas regiões afetadas pelo estresse hídrico é crucial. Entre outras coisas, o governo federal exige um preço justo para a água e a regulamentação da remoção das águas subterrâneas para poder garantir os requisitos de água no futuro. A promoção das tecnologias de salvamento da água é um ponto central. No sentido da casa, os tanques de água da chuva são uma solução sensata para a qual os subsídios agora são oferecidos em alguns lugares.
No geral, deve -se notar que todos os cidadãos são solicitados a provar um bom talento para o uso da água. A seca é um tópico que afeta todos nós, e somente juntos podemos encontrar uma maneira de usar e proteger nossa água de forma sustentável.
Details | |
---|---|
Ort | Peine, Deutschland |
Quellen |
Kommentare (0)