Desemprego em Wilhelmshaven: ainda alarmantes 11%!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Descubra a evolução atual do desemprego em Wilhelmshaven em 1º de setembro de 2025 e sua influência no mercado de trabalho.

Erfahren Sie die aktuellen Entwicklungen zur Arbeitslosigkeit in Wilhelmshaven am 1.09.2025 und deren Einfluss auf den Arbeitsmarkt.
Descubra a evolução atual do desemprego em Wilhelmshaven em 1º de setembro de 2025 e sua influência no mercado de trabalho.

Desemprego em Wilhelmshaven: ainda alarmantes 11%!

Em Wilhelmshaven há luz e sombras no mercado de trabalho. Com uma taxa de desemprego actual de 11 por cento no final de Agosto de 2024, mostra que, apesar de um declínio notável em comparação com o ano anterior, quando a taxa era de 11,6 por cento, a cidade ainda tem a taxa mais elevada entre os nove escritórios no distrito de agências de Oldenburg-Wilhelmshaven. Este relatório NWZon-line.

A diminuição do desemprego na faixa etária dos 15 aos 25 anos, que caiu uns impressionantes 13,1 por cento, é particularmente encorajadora. Um sinal positivo é também o declínio da força de trabalho civil com nacionalidade estrangeira, onde o desemprego foi reduzido em 9,1 por cento. No entanto, a elevada proporção de desempregados de longa duração continua a ser preocupante: quase 50 por cento dos desempregados não encontram emprego sujeito a contribuições para a segurança social há mais de um ano.

A situação atual do emprego

Por outro lado, o número de ofertas de emprego comunicadas está a diminuir. Atualmente existem apenas 727 vagas anunciadas – menos 40 que em julho e menos 307 que no mesmo mês do ano passado, o que corresponde a uma diminuição de 30 por cento. Isto torna ainda mais importante a boa mão para os futuros candidatos, uma vez que 708 destes cargos estão sujeitos a contribuições para a segurança social e 634 podem ser preenchidos imediatamente.

A situação dos 3.184 desempregados que recebem subsídio de cidadania também é interessante. Para quem recebe subsídio de cidadão, a taxa de desemprego é de 8,1 por cento. Este número mostra um dos desafios que Wilhelmshaven enfrenta. É também claro que 34 por cento dos desempregados atendidos pelo centro de emprego têm 50 anos ou mais, sendo que 25 por cento têm mesmo 55 anos ou mais.

Uma olhada nos números

categoria Número
Taxa de desemprego 11 por cento
Declínio para jovens dos 15 aos 25 anos Menos 13,1 por cento
Destinos de benefícios benéficos entre desempregados 3.184 de 4.320 (74 por cento)
Desempregados de longa duração Quase 50 por cento
Ofertas de emprego atuais 727 posições
Perdas de empregos desde ou início do ano 1513, sem aumento de 143 em relação ano anterior

Uma imagem semelhante surge em toda a Alemanha: os desempregados falam alto Estatista Pessoas que estão temporariamente desempregadas e registradas na agência de emprego. A regra é que apenas aqueles que têm capacidade e vontade de trabalhar são considerados desempregados. Os participantes nas medidas de activação não estão incluídos nos números do desemprego.

Outro aspecto é a introdução do subsídio de cidadão, que é pago em vez do subsídio de desemprego II desde 2023. As taxas normais foram aumentadas e alguns regulamentos foram flexibilizados, a fim de facilitar o acesso das pessoas afectadas ao mercado de trabalho. Mas o caminho para uma situação estável no mercado de trabalho continua a ser um desafio em Wilhelmshaven.