Revolução do gás natural: 59 TWh fortalecem o fornecimento de energia na Alemanha!
Wilhelmshaven: Novos terminais de GNL fortalecerão o fornecimento de energia da Alemanha com mais de 59 TWh de alimentação de gás natural até 2024.

Revolução do gás natural: 59 TWh fortalecem o fornecimento de energia na Alemanha!
A Deutsche Energy Terminal GmbH (DET) alimentou mais de 59 terawatts-hora (TWh) de gás natural na rede de gás alemã até o final de novembro de 2024. Esta quantidade excede significativamente os valores de alimentação dos anos anteriores e mostra que os terminais são altamente utilizados em comparação com outros países europeus. Isto foi afirmado recentemente pelo Dr. Peter Röttgen, diretor administrativo do DET. A quantidade injetada inclui cerca de 18% do consumo anual de todos os clientes domésticos e comerciais na Alemanha ou cerca de 7% do consumo total nos anos anteriores. Estes números ilustram o papel central do DET no fornecimento de segurança à Alemanha, especialmente em tempos de mercados energéticos globais cada vez mais desafiantes.
O DET opera terminais flutuantes de regaseificação (FSRU) em nome do Ministério Federal de Assuntos Econômicos e Energia (BMWi). Tornaram-se particularmente importantes nas localidades de Brunsbüttel, Stade e Wilhelmshaven, uma vez que colmatam parcialmente a lacuna causada pelo fracasso no fornecimento de gás russo. Ainda são oferecidas pequenas capacidades de reserva, mas atualmente não há procura para elas. Nesta situação tensa, os terminais de GNL desempenham um papel vital para garantir o fornecimento de energia na Alemanha e na Europa.
Novo terminal de GNL reforça oferta
Outro projeto importante é o terceiro terminal flutuante de importação de gás natural liquefeito (GNL), que já entrou em operação em Wilhelmshaven. A operação bem-sucedida foi lançada em 26 de maio e recebida pelo Dr. Peter Röttgen e Katherina Reiche, Ministra Federal de Assuntos Econômicos e Energia. O período de planeamento e construção de apenas dois anos e meio é notavelmente curto, especialmente quando comparado com projetos semelhantes de grande escala, que normalmente demoram mais tempo. Os parceiros no projeto incluem ENGIE Deutschland e Tree Energy Solutions BV (TES).
O novo terminal fica a 1,5 quilómetros do continente e utiliza modernos sistemas de instalação de linhas de dados, eletricidade e gás natural. A FSRU Excelsior também está testando um processo de ultrassom que visa evitar incrustações nas tubulações de água do mar. No próximo ano de 2025, o Excelsior alimentará até 1,9 mil milhões de metros cúbicos de gás natural na rede de gás alemã - isto corresponde ao consumo anual de cerca de 1,5 milhões de famílias com quatro pessoas. Mais tarde, espera-se que a capacidade de alimentação aumente para 4,6 mil milhões de metros cúbicos por ano, o que pode cobrir as necessidades de aquecimento de até 3,7 milhões de famílias.
Uma importante fonte de energia
Na actual situação energética, o gás natural é uma fonte de energia indispensável para a produção de calor e electricidade e continuará a desempenhar um papel central no futuro até ser completamente substituído pelas energias renováveis e pelo hidrogénio. Uma análise da distribuição mostra que o gás natural cobriu quase 24% do consumo total de energia na Alemanha em 2022. A indústria foi o comprador mais importante com 37,35%, seguida pelas famílias com 31%.
É também importante que cerca de 95% das necessidades de gás natural na Alemanha sejam importadas, uma vez que apenas 5% do consumo de energia primária provém da produção nacional. Nos últimos anos, o cenário da oferta mudou significativamente devido à evolução geopolítica. Os principais fornecedores, como a Noruega, assumem cada vez mais o papel que anteriormente pertencia à Rússia. Globalmente, a situação do abastecimento de gás natural permanece estável, embora ainda tensa.
Globalmente, a cooperação entre o DET e os parceiros do projecto está a revelar-se uma oportunidade de ouro para reforçar a segurança do abastecimento energético da Alemanha. Será emocionante ver como a situação evoluirá nos próximos anos. NWZon-line relata que os novos desenvolvimentos e projetos neste setor são de grande importância e que os desafios que temos pela frente devem ser ativamente enfrentados.
Para mais informações sobre o contexto e a situação jurídica atual, visite o site Ministério Federal da Economia que fornece insights detalhados sobre a indústria de energia e estratégias de fornecimento. Também entrega ENGIE Alemanha Informações sobre os mais recentes desenvolvimentos técnicos no setor de GNL.