Capitão Meyer: Retorne como monumento técnico em Wilhelmshaven!
A bóia a vapor “Capitão Meyer” retorna a Wilhelmshaven como um monumento técnico – novas perspectivas para a história marítima.

Capitão Meyer: Retorne como monumento técnico em Wilhelmshaven!
Finalmente, há boas notícias para os fãs da história marítima em Wilhelmshaven: o navio-bóia a vapor “Capitão Meyer” está retornando após uma longa odisseia portuária e será estacionado como navio-museu no recém-construído porto-museu do Museu Costeiro. Este importante monumento técnico está a receber um apoio de mais de três milhões de euros do programa de financiamento “KulturInvest” para financiar a sua restauração e conversão em museu tangível. NWZ on-line informa que os trabalhos de restauração serão iniciados após a transferência do navio para um estaleiro para esvaziá-lo para as operações planejadas.
O “Kapitän Meyer”, um ex-boiador, tem uma história agitada por trás dela. O navio foi construído entre 1949 e 1950 no estaleiro Seebeck em Bremerhaven como o primeiro novo lançador de bóias na Alemanha após a Segunda Guerra Mundial. Foi nomeado em homenagem ao capitão do navio de bóia afundado “Wik”. Inicialmente subordinado ao Tönning Waterways and Shipping Office, o “Kapitän Meyer” foi usado como navio de colocação de bóias no Mar do Norte durante décadas antes de ser desativado em 1983. No ano seguinte, a comunidade náutica Klaus Störtebeker assumiu o controle do navio e o disponibilizou como navio-restaurante. Wikipédia dá uma visão profunda da história detalhada do navio a vapor.
Novas perspectivas no porto do museu
Depois de mais de um ano em vários cais, incluindo o Großer Hafen e o Nordostkai, os planos para a futura instalação no porto do museu são concretos. A Technical Operations Wilhelmshaven (TBW) já está criando especificações de serviço para iniciar os próximos passos. Curiosamente, o navio não servirá apenas para transmitir o valor histórico da navegação; também fornecerá informações sobre questões portuárias e a indústria energética. Os Amigos do Museu Porto apoiarão as medidas de restauração de forma construtiva.
Isto não só abre um novo capítulo na história do navio, mas também traz uma lufada de ar fresco à paisagem marítima de Wilhelmshaven. O 'Kapitän Meyer' é considerado um verdadeiro marco. É o primeiro navio construído na República Federal da Alemanha após a Segunda Guerra Mundial e enfrenta agora o desafio de recuperar maior atenção no seu novo papel como monumento técnico vivo.
Trazendo um legado histórico de volta à vida
Com o passar dos anos, o navio teve vários berços e perdeu um pouco de sua popularidade. Mas o estacionamento previsto no porto do museu deverá mudar isso e oferecer ao belo navio de bóia a vapor um palco que corresponda à sua importância. Com as necessárias obras de restauro, o “Kapitän Meyer” aproxima-se cada vez mais do público e espera-se que em breve os visitantes possam voltar a maravilhar-se com o navio.
A iniciativa privada, em conjunto com o apoio da cidade, mostra mais uma vez que o compromisso e a renovação de um passado marítimo podem definitivamente valer a pena. Wilhelmshaven confia na continuidade das suas tradições marítimas e num futuro vibrante na água.