Futuro incerto para creches: mudanças de carreira causam alarme!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em Wilhelmshaven, as mudanças de carreira nas creches estão a causar incerteza, uma vez que o programa de financiamento expira no final de julho. A escassez de trabalhadores qualificados está a agravar a situação.

In Wilhelmshaven sorgen Quereinsteiger in Kitas für Unsicherheit, da das Förderprogramm Ende Juli ausläuft. Fachkräftemangel verschärft Situation.
Em Wilhelmshaven, as mudanças de carreira nas creches estão a causar incerteza, uma vez que o programa de financiamento expira no final de julho. A escassez de trabalhadores qualificados está a agravar a situação.

Futuro incerto para creches: mudanças de carreira causam alarme!

Nos últimos meses, a incerteza para quem muda de carreira nas creches (kitas) da Baixa Saxónia aumentou visivelmente. A razão: um programa de financiamento que emprega um número particularmente grande de pessoas valiosas, como Elke Weidner e Monika Unger, expira no final de Julho. Esse pessoal adicional, que recebeu treinamento abrangente de 160 horas, dá uma contribuição significativa ao trabalho educativo e apoia os educadores no local. Mas agora o seu futuro profissional está em perigo, enquanto o governo estadual não se comprometeu firmemente a continuar o programa. Tudo depende de um projeto de diretriz que ainda não foi publicado, como relata NWZonline.

“É um momento assustador”, dizem Diana Kreuzburg e Anja Janßen, que também aguardam ansiosamente o fim do programa de financiamento. Eles foram firmemente integrados em suas creches e agora são solicitados a arrumar suas coisas. Muitos deles já tiveram experiência com condições de trabalho inseguras e exigem segurança de planejamento do governo estadual. A responsável pelo Jardim de Infância Christus, Sabine Wistuba, sublinha também que a escassez existente de trabalhadores qualificados está a agravar ainda mais a situação.

Apoio para creches na Baixa Saxônia

Na Baixa Saxónia, o objetivo da “Diretriz de Qualidade” é aumentar significativamente a qualidade das creches. Através desta diretriz, são concedidas bolsas para recrutar pessoal adicional e, assim, apoiar o trabalho educativo, educativo e de cuidado nas creches. Mas o tempo está acabando; Porque as candidaturas a subvenções devem ser apresentadas até 30 de novembro de 2023, o mais tardar. Isto inclui também, entre outras coisas, financiamento especial para trabalhadores em formação, como pode ser verificado nas informações do Bildungsportal Niedersachsen.

Para poder continuar a trabalhar após o término do programa, as forças afetadas têm apenas algumas opções disponíveis. Uma opção possível seria o treinamento em tempo integral para se tornar assistente social, que normalmente leva dois anos. Há também a opção de aperfeiçoamento para se tornar educador, que leva mais dois anos. Contudo, muitos dos trabalhadores de qualidade afectados não conseguem arcar com os meios financeiros para tal formação.

A necessidade de trabalhadores qualificados está crescendo

A situação não desafia apenas os indivíduos, mas também todo o sistema de educação infantil na Baixa Saxónia. O radar de trabalhadores qualificados da Fundação Bertelsmann mostra que haverá uma grande necessidade de trabalhadores qualificados até 2030. No entanto, com as medidas certas, os níveis de pessoal poderão satisfazer as necessidades de cuidados infantis dos pais. Para conseguir isso, devem ser urgentemente desenvolvidas estratégias de longo prazo para criar condições de enquadramento adequadas. O objetivo é garantir cuidados adequados e de alta qualidade para todas as crianças na Baixa Saxónia, como resume Familien-in-Niedersachsen.

Os desafios são enormes e algo tem de mudar em breve para que as creches na Baixa Saxónia estejam bem posicionadas não só hoje, mas também no futuro. Há uma grande necessidade de apoio, especialmente em centros de registo e instituições com uma elevada proporção de migrantes. Chegou a hora de trilhar novos caminhos com ousadia e impulsionar o desenvolvimento de uma oferta estável de trabalhadores qualificados na educação infantil.