Eleição do conselho de trabalhadores 2026: Quem representará os funcionários da VW?

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Eleição do conselho de empresa em 2026 na VW em Wolfsburg: mais de 61.000 funcionários elegem seus representantes. O prazo para nomeações é 27 de novembro de 2025.

Betriebsratswahl 2026 bei VW in Wolfsburg: Über 61.000 Mitarbeiter wählen ihre Vertreter. Frist für Wahlvorschläge läuft bis 27.11.2025.
Eleição do conselho de empresa em 2026 na VW em Wolfsburg: mais de 61.000 funcionários elegem seus representantes. O prazo para nomeações é 27 de novembro de 2025.

Eleição do conselho de trabalhadores 2026: Quem representará os funcionários da VW?

A eleição do conselho de trabalhadores está chegando na VW em Wolfsburg – um evento que levará os mais de 61 mil funcionários da maior cidade da Baixa Saxônia a tomarem decisões fatídicas. Como notícias38 informou, a eleição ocorrerá de 9 a 12 de março de 2026. A última votação será realizada em 13 de março de 2026. Todos os que têm direito a voto podem opinar sobre quem representará a força de trabalho nos próximos quatro anos até 2030. Uma particularidade: do total de 67 mandatos do conselho de empresa, pelo menos 17 devem ser atribuídos a mulheres para levar em conta a ideia de igualdade.

Os preparativos já estão a todo vapor. O prazo para envio de indicações termina em 27 de novembro de 2025 – então não espere muito se quiser se candidatar. As propostas válidas serão publicadas após o prazo. Estas eleições realizam-se de quatro em quatro anos, sendo que o atual conselho de empresa já nomeou uma junta eleitoral dez semanas antes do final do seu mandato igmetall explicou.

Os principais candidatos foram determinados

Um passo decisivo para a eleição foi a nomeação dos principais candidatos por quase 300 representantes do IG Metall. Daniela Cavallo e Jürgen Mahnkopf foram eleitos com impressionantes votos de 91,9 e 76,2 por cento. Esta nomeação ocorreu na fábrica principal da VW na Südstrasse e mostra que a força de trabalho apoia os seus representantes. Florian Hirsch, gestor do órgão fiduciário da Volkswagen, e Flavio Benites, primeiro representante do IG Metall Wolfsburg, enfatizaram a importância de uma liderança unida do conselho de trabalhadores.

A nomeação envia uma mensagem clara aos trabalhadores: estamos a trabalhar para uma mudança cultural dentro do conselho de empresa. Isto foi enfatizado pela porta-voz do grupo parlamentar do IG Metall, Susanne Preuk, que falou antes das próximas eleições. “Ter boa mão nas necessidades dos colaboradores” – assim se poderia descrever o espírito que acompanhará os próximos meses.

O que você precisa saber?

As eleições são um elemento central na participação dos trabalhadores. Todos os trabalhadores com idade igual ou superior a 16 anos, incluindo os que estão em licença parental, os trabalhadores temporários e os trabalhadores temporários, estão autorizados a votar, estando os trabalhadores seniores excluídos do direito de voto. O voto por correspondência também é possível para quem não está ao trabalho no dia das eleições, para que também possa votar no momento crucial.

O empregador suporta os custos da eleição - isto inclui custos materiais e de pessoal para a junta eleitoral. E o que acontece quando um membro do conselho de empresa é eleito? A protecção legal contra o despedimento dos membros do conselho de empresa, dos membros do conselho eleitoral e dos iniciadores eleitorais garante que não se sintam ameaçados no desempenho das suas funções.

Temos pela frente uma corrida emocionante, que determinará não só a composição do conselho de empresa, mas também a orientação cultural e social da empresa para os próximos anos. IG Metall é combativa e faz tudo o que está ao seu alcance para representar os seus interesses. A expectativa por uma votação aberta e animada está crescendo, e os funcionários estão prontos para fazer ouvir suas vozes.