Primeiro dia de aula em Wolfsburg: Por que não fazer calor a 30 graus?
No primeiro dia de aula em Wolfsburg, as aulas continuam conforme planejado, apesar do calor extremo. Por que não há calor livre?

Primeiro dia de aula em Wolfsburg: Por que não fazer calor a 30 graus?
Wolfsburg chama a atenção com o primeiro dia de aula após as férias de verão. Em 14 de agosto de 2025, quando as temperaturas atingem quase 30 graus Celsius às 11h, a cidade fervilha de atividade. Mas enquanto muitos estudantes de cidades vizinhas, como Gifhorn e Hanover, são mandados para casa mais cedo, as aulas em Wolfsburg permanecem completamente normais. Os relatórios WAZ que a cidade de Wolfsburg não está a ordenar um período sem calor, apesar das altas temperaturas.
O Serviço Meteorológico Alemão alerta para o calor extremo, especialmente nas escolas primárias, e prevê uma poluição térmica severa em toda a Baixa Saxónia para quinta e sexta-feira, que pode até atingir os 35 graus em Hanôver. Um anúncio oficial salienta que os idosos e as pessoas que necessitam de cuidados são particularmente afetados. Um alerta oficial de calor está em vigor em Wolfsburg desde quarta-feira, mas você não encontrará nenhum relatório sobre possíveis cancelamentos escolares no site da cidade.
O que isso significa para os alunos?
Não há limite de temperatura definido para o período livre de calor, por isso a decisão de encerrar as aulas mais cedo é tomada individualmente. A direção da escola tem a opção de ordenar o ensino a distância ou antecipar o término da aula. Este regulamento também se aplica às escolas secundárias e a certas escolas profissionais desde junho de 2025. De acordo com o WAZ Algumas escolas, como a Escola Carl Hahn, solidarizam-se com os alunos e só iniciam o novo ano letivo na sexta-feira, quando as aulas são encurtadas.
A decisão de cancelar as aulas é da autoridade escolar, que neste caso é a cidade de Wolfsburg. Portanto, alunos e pais só podem esperar e ver o que acontece a seguir durante o dia. As temperaturas e o clima em geral prometem continuar a ser um tema quente no próximo período.