VfL Wolfsburg: Visão clara para os torcedores – segurança sem agressão!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O VfL Wolfsburg saúda os esclarecimentos da DFL e da DFB sobre a segurança do estádio e a cultura dos torcedores em 24 de novembro de 2025.

Der VfL Wolfsburg begrüßt die Klarstellungen von DFL und DFB zur Stadion-Sicherheit und Fankultur am 24.11.2025.
O VfL Wolfsburg saúda os esclarecimentos da DFL e da DFB sobre a segurança do estádio e a cultura dos torcedores em 24 de novembro de 2025.

VfL Wolfsburg: Visão clara para os torcedores – segurança sem agressão!

Numa altura em que a discussão sobre segurança no futebol se torna cada vez mais explosiva, o VfL Wolfsburg assumiu uma posição clara. O clube saúda os recentes esclarecimentos da DFL e da DFB, feitos durante a assembleia geral da DFL e a conferência dos ministros do Interior. Estas classificações são um passo importante para enviar um sinal de proporcionalidade e preservação da cultura dos adeptos e do futebol na Alemanha. O VfL Wolfsburg rejeita categoricamente tanto as reduções nacionais no contingente de convidados para jogos de alto risco como a personalização obrigatória dos bilhetes, uma vez que estas medidas sobrecarregariam desproporcionalmente os adeptos pacíficos, como explicou a direcção do clube num comunicado.

O VfL presta especial atenção à manutenção de comissões locais de proibição de estádios que conheçam exatamente as situações individuais e possam, portanto, tomar medidas específicas. Salienta-se que a supervisão central planeada a nível da DFB não se destina a substituir os conhecimentos especializados locais. Em vez de proibições generalizadas de estádios, o clube aposta no diálogo, na prevenção e em parcerias com projetos de torcedores e alianças de estádios. “A segurança e a simpatia dos torcedores devem andar de mãos dadas”, continuou a administração do clube.

Discussões sobre segurança no futebol

No dia 12 de novembro de 2025, ocorreu uma reunião do Grupo de Trabalho Aberto Federal-Estado (BLoAG), com a presença de representantes da DFB e DFL, além de membros da política e da polícia. O objetivo das discussões é melhorar a segurança nos estádios de futebol e, ao mesmo tempo, reduzir o número de horas de atuação da polícia. A cultura dos torcedores é um dos pilares do futebol alemão, como mostram as estatísticas oficiais. No entanto, a cultura dos torcedores está atualmente ameaçada pela disposição de usar a violência por parte de perpetradores individuais, bem como pela ameaça de medidas oficiais que poderiam afetar muitos torcedores, de acordo com o comunicado. dfl.de.

Neste contexto, a DFB e a DFL rejeitam firmemente as medidas colectivas exigidas pela política interna. O argumento é que isso não melhoraria a segurança do estádio e seria difícil de ser compreendido pelos torcedores. Em vez disso, o foco está no desenvolvimento de medidas adequadas que aumentem a segurança e mantenham uma experiência positiva no estádio para os torcedores. Existe um consenso de que a prevenção e a cooperação confiante entre todos os envolvidos são essenciais.

Fortalecer a cultura positiva dos fãs

O intercâmbio entre o presidente da DFB, Bernd Neuendorf, e o diretor administrativo da DFL, Marc Lenz, na reunião especial da Comissão de Torcedores, sublinha a vontade comum de fortalecer a cultura positiva dos torcedores como um fator social importante. Os participantes salientaram que o futebol representa uma força unificadora na sociedade e que os elementos positivos da cultura dos adeptos são essenciais para a democracia. Como parte desse esforço, o número de representantes dos torcedores também será aumentado para promover o fluxo de comunicação entre torcedores e clubes.

O VfL Wolfsburg é claramente a favor de uma cultura de torcedores animada, segura e aberta, na qual os direitos dos torcedores sejam respeitados e a segurança dos visitantes do estádio não seja prejudicada pelo prazer do jogo. Neste sentido, considera-se essencial apoiar medidas que tenham como foco o diálogo e a prevenção.