Volkswagen revoluciona o desenvolvimento de automóveis: potência total na China!
A Volkswagen expandiu o seu centro de desenvolvimento na China para desenvolver mais rapidamente modelos locais para o mercado e garantir competitividade.

Volkswagen revoluciona o desenvolvimento de automóveis: potência total na China!
O mundo automóvel está a tornar-se cada vez mais dinâmico, e isto é particularmente perceptível na Volkswagen. Como Mundo relatórios, o grupo expandiu enormemente o seu centro de desenvolvimento em Hefei, na China. A nova estratégia “Na China para a China” significa que todos os novos modelos, plataformas e tecnologias-chave da Volkswagen podem agora ser desenvolvidos completamente localmente, sem ter que fazer o desvio via Wolfsburg. A empresa conta com mais de 100 laboratórios de última geração e arquitetura eletrônica própria para melhor atender às exigências do mercado chinês.
Um objetivo central deste desenvolvimento é acelerar os processos de produção. Os tempos de desenvolvimento foram reduzidos em cerca de 30%. Isto é particularmente importante para podermos sobreviver numa dura concorrência com concorrentes locais que reagem rapidamente às mudanças do mercado. A tendência na indústria automobilística há muito mudou de “da Alemanha para o mundo” para “local para local”. Esta estratégia requer um pensamento completamente novo, que a Volkswagen ancorou na sua estrutura corporativa.
Um centro abrangente de pesquisa e desenvolvimento
O Centro de Tecnologia Volkswagen China (VCTC) em Hefei é o maior centro de pesquisa e desenvolvimento do Grupo Volkswagen fora da Alemanha e já concluiu com sucesso seus últimos workshops de teste Grupo Volkswagen anunciado. Além de testes de veículos, integração de software e hardware, bem como testes de baterias e trens de força podem ser realizados aqui em cerca de 100.000 metros quadrados. Oliver Blume, CEO da Volkswagen, enfatiza que aqui estão sendo criadas as condições para o desenvolvimento de veículos inteligentes e conectados.
O realinhamento estratégico da Volkswagen também garante que sejam possíveis atualizações tecnológicas mais rápidas. Através do desenvolvimento local e da integração de unidades centrais de desenvolvimento, os ajustamentos podem ser feitos de forma muito mais rápida e eficiente. Esta eficiência também é apoiada por um novo modelo de processo de desenvolvimento que pode reduzir custos em determinados projetos importantes em até 50%.
Os desafios da indústria automotiva chinesa
Contudo, os mercados de vendas estão sobreaquecidos e as capacidades de produção de cerca de 50 milhões de veículos são compensadas por uma procura de cerca de 30 milhões. Há um acúmulo de carros não vendidos, levando a uma amarga guerra de preços com os fabricantes em greve para reter participação de mercado. A pressão sobre a indústria é, portanto, enorme, e os fabricantes apoiados por subsídios governamentais, como a BYD, estão sob especial escrutínio no que diz respeito à sustentabilidade dos seus modelos de negócio.