VW Sachsen: Mesmos salários, menos horas – 11.500 funcionários esperam isso!
A VW na Saxónia adaptará as condições tarifárias à Alemanha Ocidental a partir de 2026. 11.500 funcionários beneficiam de salários mais elevados e de horários de trabalho reduzidos.

VW Sachsen: Mesmos salários, menos horas – 11.500 funcionários esperam isso!
Um novo vento sopra nas fábricas da Volkswagen na Saxônia! A partir de 2026, os cerca de 11.500 funcionários em Zwickau, Chemnitz e Dresden estarão sujeitos às mesmas condições de negociação coletiva que os seus colegas no Ocidente. Esta boa notícia anuncia uma harmonização significativa das condições de trabalho, que já era evidente em negociações anteriores de negociação colectiva. O pano de fundo desta reforma é um novo acordo coletivo que foi negociado pelo IG Metall em dezembro de 2024 e que agora anuncia mudanças significativas.
O que diz exatamente o novo acordo coletivo? A notícia mais importante: a jornada de trabalho será reduzida para 35 horas semanais. Isso faz o coração dos funcionários bater mais rápido porque os salários aumentam ao mesmo tempo. Enquanto os funcionários da produção ganhavam anteriormente entre 3.400 e 4.200 euros brutos por mês, a partir de 2026 poderão esperar salários mensais entre 3.914 e 4.304 euros. Este alinhamento não é coincidência. Já em 2021, o IG Metall apelou a que os funcionários do Leste fossem tratados da mesma forma que os seus colegas da Alemanha Ocidental.
Visão geral da estrutura tarifária
Até agora, as filiais da VW na Saxónia tinham o seu próprio acordo coletivo de trabalho, que abrangia mais de 120.000 funcionários. Existem 22 níveis salariais neste contrato, sendo que os níveis mais elevados 21 e 22 já não são atribuídos, mas continuam protegidos. Na Alemanha Ocidental, por outro lado, a faixa salarial varia de 2.400 a impressionantes 8.361 euros no 22º nível. A melhoria das condições de trabalho constitui um claro passo em frente.
- Aktueller Verdienst in Sachsen: 3.400 bis 4.200 Euro brutto.
- Futuristische Lohnspannen ab 2026: 3.914 bis 4.304 Euro brutto.
- Arbeitszeitreduktion auf 35 Stunden pro Woche.
Além disso, a Fábrica Transparente em Dresden está prestes a ser reestruturada. A partir de 2026, não haverá mais produção ali. Em vez disso, será criado um moderno centro de inovação que se concentrará em domínios tecnológicos essenciais, como a inteligência artificial, a robótica, a microeletrónica e a conceção de chips. O projeto envolverá a Universidade Técnica de Dresden, que no futuro utilizará quase metade do espaço da fábrica. Os 230 funcionários da Fábrica Transparente podem aguardar ansiosamente seus empregos por enquanto, mesmo que a produção seja interrompida.
Um alinhamento há muito necessário
Jan Otto, gerente distrital do IG Metall, enfatiza a importância desse alinhamento depois de mais de três décadas. “Com este acordo coletivo, garantimos a garantia do emprego e da qualidade de vida dos nossos colaboradores”, afirmou Otto. A implementação antecipada do alinhamento até 2026 mostra que a Volkswagen tem um bom controlo sobre as necessidades dos seus colaboradores e, ao mesmo tempo, está a responder aos desenvolvimentos da indústria.
Para muitos trabalhadores, este passo é um motivo de alegria porque a luta de longa data por salários e condições de trabalho justos está finalmente a ser recompensada. A partir de 2026, os funcionários da VW na Saxónia podem esperar melhores salários e uma vida profissional equilibrada. **Será emocionante ver como a situação evoluirá nos próximos anos!**
Mais detalhes sobre os desenvolvimentos nas fábricas da VW na Saxônia podem ser encontrados em news38.de e wirtschaft-in-sachsen.de.