O varejo da Alemanha do Norte está sofrendo: o declínio nas vendas perturba os comerciantes!
O varejo da Alemanha do Norte está sofrendo: o declínio nas vendas perturba os comerciantes!
Norddeutschland, Deutschland - O humor econômico no norte da Alemanha é tenso. De acordo com os resultados mais recentes de uma pesquisa da AGA Corporate Association, quase metade dos revendedores e prestadores de serviços estão lutando com a queda de vendas no segundo trimestre de 2025. Em particular, o varejo é mostrado na pesquisa econômica atual como criança problemática, número final de trimestres mais antigos, como o quarto trimestre 2024, mostram a localização difícil. Naquela época, 52 % das empresas pesquisadas relataram um declínio nas vendas e 44 % relataram uma demanda afundada.
As estatísticas atuais falam uma linguagem clara: o indicador AGA para o segundo trimestre de 2025 caiu em 90,3 pontos modestos, seguidos por uma queda dramática no atacado e no comércio exterior, que atingiu o nível mais baixo desde o segundo trimestre de 2020. "https://freibsmittraxis.de/handel-aktuell/45121-in-norddeutschland-verlier-- também -er-nzelhandel.html"> prática alimentar relatou.
Custos crescentes e demanda em queda
Também alarmantes são o feedback sobre os custos totais das empresas, que subiram em 78 % das empresas pesquisadas no quarto trimestre de 2024. Esse desenvolvimento anda de mãos dadas com uma perspectiva de amortecimento na primeira metade de 2025, pela qual 29 % das empresas assumem um declínio nas vendas. Como já foi determinado em pesquisas anteriores, a burocracia, com 38 %, é o maior obstáculo ao valor agregado. 36 % das empresas como outro fator disruptivo, que julga a criação de valores, em média, 10,4 % reduziu.
O presidente da AGA, Hans Fabian Kruse, alerta que a política precisa agir urgentemente para fornecer alívio e incentivos para investimentos. Mais da metade das empresas, 54 %, planeja um forte investimento em expansão ambiental e de energia. No entanto, a necessidade de investimentos está lá, e ainda assim o planejamento permanece: 54 % das empresas pretendem investir na mesma extensão no próximo ano, enquanto 32 % até esperam o volume de investimento.
Situação de lucro e perspectivas futuras
No que diz respeito à situação do lucro, a situação também é desafiadora. Em 51 % dos entrevistados, é esperado um lucro constante, enquanto 41 % esperam um declínio. Isso contrasta fortemente com os 13 % das empresas que classificam seus lucros como bons. Na empresa do setor de serviços, o indicador AGA é de 118,5 pontos, o que permanece relativamente estável entre os quartais anteriores.
O planejamento de pessoal também reflete as incertezas. 24 % das empresas planejam aumentar o número de funcionários, enquanto 60 % desejam manter a força de trabalho atual. Parece parecido com os estagiários: 17 % pretendem aumentar, enquanto 64 % desejam deixar o número o mesmo e 19 % querem contratar menos estagiários novos.
Os resultados vêm do teste econômico do Aga Bundesverband, realizado entre 5 de junho e 4 de julho de 2025. Embora a situação geral do comércio por atacado e do comércio externo com o faturamento anual de 288 bilhões de euros seja tudo menos rosado, a esperança de que as empresas possam dominar os próximos desafios com uma boa knack para investimentos e estratégia, bem como aga e DetailsOrt Norddeutschland, Deutschland Quellen
Kommentare (0)