Norte da Alemanha em um frenesi de luzes: as luzes do norte fascinam no outono!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Luzes do norte iluminam o norte da Alemanha: um espetáculo natural inesperado em 30 de setembro de 2025, causado por tempestades geomagnéticas.

Polarlichter erleuchtet Norddeutschland: Ein unerwartetes Naturspektakel am 30. September 2025, bedingt durch geomagnetische Stürme.
Luzes do norte iluminam o norte da Alemanha: um espetáculo natural inesperado em 30 de setembro de 2025, causado por tempestades geomagnéticas.

Norte da Alemanha em um frenesi de luzes: as luzes do norte fascinam no outono!

Em 30 de setembro de 2025, muitas pessoas no norte da Alemanha vivenciaram um espetáculo natural fascinante: a aurora boreal. Estes impressionantes fenómenos luminosos cativaram numerosos observadores que partilharam as suas experiências no fórum do Arbeitskreis Meteore e.V. Isto mostra que o interesse pela Aurora Boreal, como são chamadas nas regiões norte, está longe de diminuir. Normalmente, as explosões solares, também conhecidas como ejeções de massa coronal (CME), são necessárias para produzir este milagre da natureza. Mas, curiosamente, antes dos avistamentos recentes, não havia CMEs significativas, como em Mercúrio é relatado.

Como esses fenômenos acontecem? A resposta está na interação entre o Sol e a Terra, particularmente no chamado “efeito Russell-McPherron”. Isto explica que a interação entre o campo magnético solar e o campo magnético da Terra é particularmente intensa perto dos equinócios da primavera e do outono. Este alinhamento ideal promove efetivamente a formação de auroras, tornando as observações em setembro particularmente emocionantes. Para compreender ainda melhor o fenómeno, é importante observar o contexto da atividade solar.

O papel da atividade solar

No contexto do atual ciclo solar, que oscila a cada 11 anos, o Sol está atualmente atingindo o máximo. Esta fase leva a um aumento do número de manchas solares, tempestades e ejeções de massa coronal, o que afeta diretamente a frequência das auroras. No ano passado, enormes auroras também foram observadas na Alemanha central. O mês de Setembro actual poderá apoiar ainda mais o retorno dos avistamentos, como mostrado na IFL Ciência é mencionado.

Quanto às cores da aurora boreal: são criadas por reações químicas entre as partículas solares e os átomos de oxigênio ou nitrogênio na alta atmosfera. Isso resulta em uma paleta de cores de tirar o fôlego que banha o céu com uma luz única. Mas qual é o melhor lugar para assistir a esse espetáculo?

Onde as luzes do norte são visíveis na Alemanha

Os melhores lugares na Alemanha para ver a aurora boreal são o norte do Mar de Wadden, as ilhas de Rügen e Spiekeroog, bem como Pellworm e Lüneburg Heath. Se você olhar na hora certa e nos lugares certos, terá uma boa chance de experimentar as luzes mágicas. Uma pequena observação para os astrônomos amadores: mesmo as luzes do norte mais fracas podem ser bem capturadas com longas exposições com câmeras digitais ou smartphones.

Segundo especialistas, a visibilidade da aurora boreal nos primeiros dias de outubro não pode ser prevista com certeza. Mas a experiência científica sugere que ainda há uma chance de aparecimento de auroras devido ao efeito Russell-McPherron mencionado acima. Portanto, mantenha os olhos bem abertos e olhe para o norte para talvez testemunhar esse espetáculo novamente na próxima semana!

O fascínio pela aurora boreal é alimentado não apenas pela sua beleza, mas também pelas complexas interações entre o Sol e a Terra, que ainda não são totalmente compreendidas, mesmo pelos cientistas. Isto torna o fenómeno ainda mais atrativo e mostra que a ciência ainda guarda novos segredos.