Aurora Boreal sobre a Alemanha: um espetáculo natural neste fim de semana!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Uma tempestade solar permitirá que as luzes do norte sejam vistas no norte da Alemanha nos dias 14 e 15 de junho de 2025, especialmente ao norte do paralelo 55.

Ein Sonnensturm ermöglicht am 14. und 15. Juni 2025 die Sicht von Polarlichtern in Norddeutschland, besonders nördlich des 55. Breitengrads.
Uma tempestade solar permitirá que as luzes do norte sejam vistas no norte da Alemanha nos dias 14 e 15 de junho de 2025, especialmente ao norte do paralelo 55.

Aurora Boreal sobre a Alemanha: um espetáculo natural neste fim de semana!

Esta semana o céu da Alemanha brilha de uma forma especial! Uma tempestade solar permitirá a visibilidade da aurora boreal, também conhecida como aurora boreal, de sábado a domingo (14 a 15 de junho de 2025). Isto foi feito, entre outras coisas, pelo FNP relatado. A causa deste espetáculo impressionante é uma ejeção em massa de partículas carregadas de um buraco coronal no Sol que atinge o campo magnético da Terra.

A agência atmosférica dos EUA NOAA emitiu um alerta de nível G2 para esta situação perigosa, ou seja, uma tempestade solar moderada. Há chances particularmente boas de ver a aurora boreal no norte da Alemanha, especialmente ao norte do paralelo 55. Os residentes na metade noroeste da Alemanha, desde a Renânia do Norte-Vestefália até ao Mar do Norte e ao Mar Báltico, poderão ter sorte especial.

Condições meteorológicas e visibilidade

Um céu lindo e claro e evitar a poluição luminosa são as melhores condições para um evento natural impressionante. Embora a visibilidade nas zonas rurais possa ser ideal, o tempo no sul e no leste da Alemanha pode ser nublado e chuvoso. No entanto, há esperança de que as coisas melhorem para que as luzes do norte também possam se tornar visíveis lá. Os melhores horários de visualização são esperados no final da noite e no início da noite.

Mas não é tudo: a tempestade solar também traz desafios técnicos. De acordo com informações de Notícias.de A tempestade também pode impactar satélites e comunicações de rádio. Mas não entre em pânico, grandes problemas técnicos são improváveis, de acordo com a NOAA, embora não possam ser descartadas perturbações locais.

O que está por trás da tempestade solar?

Os cenários são tão fascinantes quanto as próprias luzes do norte. A combinação de força e orientação direta para a terra é, de acordo com o Gizmodo incomum. A tempestade foi desencadeada por uma Região de Interação Co-Rotativa (CIR) que atingiu o campo magnético da Terra na sexta-feira, 13 de junho, afetando o geomagnetismo do planeta. Isto não significa apenas a possibilidade de um espectáculo espetacular em direção ao céu, mas também uma maior probabilidade de perturbações nos sistemas técnicos – um verdadeiro desafio no nosso mundo dependente da tecnologia.

O Sol está atualmente na fase de pico do seu ciclo de atividade de aproximadamente 11 anos, resultando em erupções solares e tempestades solares mais frequentes. Para o futuro, a previsão continua animadora porque, embora a visibilidade da aurora boreal seja um evento temporário, não há previsões de longo prazo para tempestades solares.

Podemos esperar um espetáculo fascinante nos próximos dias! Não importa se está no norte ou no sul do país – o céu pode brilhar com cores vivas. Portanto, mantenha os olhos abertos e talvez até mesmo a câmera pronta para capturar essas impressionantes cores roxa, rosa e verde da aurora boreal!