Nível de alarme vermelho: número de estagiários em Hamburgo em um ponto baixo histórico!
Nível de alarme vermelho: número de estagiários em Hamburgo em um ponto baixo histórico!
Schleswig-Holstein, Deutschland - A situação atual em Hamburgo é preocupante: o número de estagiários atingiu uma baixa, pois [n-tv] (https://www.n-tv.de/regionales/hamburg-und-schleswig-holstein/zumen-der-azubis-in-inburg -auf-tiefls. No ano de treinamento de 2024/2025, apenas 32.943 mulheres e homens jovens começam sua carreira profissional na cidade Hanseatic. Esse é o nível mais baixo em quase 25 anos e um declínio significativo em comparação com os 34.865 estagiários em 2000.
O declínio tem sido particularmente perceptível desde o alto nível no ano de treinamento de 2008/2009, quando foi muito mais colorido com 39.604 estagiários. O especialista da CDU, David Erkalp, expressa grande preocupação com esse desenvolvimento e o atribui em parte ao fato de que mais e mais jovens estão se esforçando nas universidades. O número de estudantes em Hamburgo quase dobrou desde a virada do milênio - de 65.000 para 121.397 no semestre de inverno 2024/2025.
As reações da política
Para combater a tendência descendente, a CDU está cada vez mais pedindo medidas para promover o treinamento, especialmente no ofício. A proposta inclui, entre outras coisas, a criação de dormitórios para estagiários, a suposição dos custos de exames mestrado e a introdução de um "Dia de Artesanato" nas escolas. O objetivo é fazer publicidade direcionada para estágios escolares em empresas de artesanato e apresentar campos profissionais atraentes.
Desafios no mercado de trabalho
O declínio nos estagiários está no contexto de uma escassez abrangente de trabalhadores qualificados na Alemanha, como as análises do [Ministério Federal do Trabalho e Assuntos Sociais] (https://www.bmas.dememonitoringing/deit/fachkraeftskung/achkraeemonitoringing/deitseitsermcherk-ing-ing-hacmasmememonitoringing/deit/fachkkraefrkerk-mcheng/achkraemonitoringinging/deit/fachkkraefrkerk-ingnung/achkraemonorninging/deitseitsermcherk-ing-hurememonitoring/ O monitoramento de trabalhadores qualificados observa que o número de funcionários diminui e a imigração, bem como uma divulgação mais alta, não pode compensar esse desenvolvimento. O horário de trabalho por pessoa é baixo e um aumento não está à vista.
As mudanças demográficas afetam o mercado de trabalho e o consumo de famílias particulares se torna o principal fator de crescimento econômico. As observações mostram que 618.000 pessoas vão se reunir no mercado de trabalho nos próximos cinco anos sem um diploma, enquanto apenas 396.000 posições de auxiliar são divulgadas. Esses são números alarmantes, especialmente quando você considera que as altas taxas de demolição nas instituições educacionais afetam principalmente as pessoas de nacionalidade estrangeira.
Perspectivas e soluções de longo prazo
As análises também olham no futuro e lançam luz em diferentes cenários para aumentar o potencial de mão -de -obra, especialmente para mulheres, trabalhadores mais velhos e pessoas com formação em migração. Os problemas de ajuste no mercado de trabalho e as mudanças estruturais contínuas através da demografia, digitalização e descarbonização são identificadas como grandes desafios. As diferenças regionais na mudança demográfica podem ser esperadas, principalmente em regiões fracas estruturais.
Há muito para os atores no mercado de treinamento. É hora de quebrar um novo terreno e definir o curso para um desenvolvimento positivo. Hamburgo conseguirá aumentar a atratividade das aprendizagens novamente? Os próximos anos mostrarão isso.
Details | |
---|---|
Ort | Schleswig-Holstein, Deutschland |
Quellen |
Kommentare (0)