Louisa: Uma vida sem audição - Como o hip hop liberta você!
Saiba mais sobre Louisa, uma jovem de 23 anos de Elmshorn que, apesar da perda auditiva, descobriu sua paixão pelo hip-hop e aprendeu a linguagem de sinais.

Louisa: Uma vida sem audição - Como o hip hop liberta você!
O que está acontecendo em Elmshorn? Um documentário comovente está causando agitação entre os cidadãos amantes do cinema. “Louisa” é um filme poderoso sobre Louisa, de 23 anos, que perdeu completamente a audição. Em vez de optar por um implante auditivo, ela decidiu aprender a linguagem de sinais e enfrentar novos desafios. O documentário acompanha-a na sua vida quotidiana e oferece uma visão profunda da sua atitude perante a vida, que é caracterizada pelo luto pela perda auditiva e pelo medo do isolamento. Mas Louisa não desiste e adora hip hop. Então ela escreve letras e aprende a “sentir” a música à sua maneira.
No filme vemos como Louisa interage com sua família, supera os desafios que enfrenta no dia a dia e continua alcançando o sucesso apesar das dificuldades de comunicação. Ela também desenvolveu a notável capacidade de interpretar com precisão os gestos e expressões faciais de outras pessoas. Louisa entende tanto pessoas surdas quanto surdas, o que a ajuda a construir pontes e fazer novos contatos. Sua jornada corajosa para a auto-realização está no centro desta narrativa comovente, que foi exibida no festival de cinema pontodotdot [Cineplex] relata que...
Festival de cinema ponto ponto ponto e linguagem de sinais
O festival de cinema dotdotdot ganhou fama nos últimos anos e está comemorando seu 10º aniversário com uma videoteca online que contém 40 filmes em linguagem de sinais. Esta videoteca tem quase 600 filmes disponíveis gratuitamente, que agradam tanto aos fãs surdos quanto aos ouvintes. Um destaque do festival é a chamada “Noite do Sinal”, onde são apresentados filmes de cineastas surdos. Esses eventos oferecem uma plataforma maravilhosa para quem deseja filmar em linguagem de sinais ou conhecer a cultura [Gebaerdenwelt] relata que...
Os filmes são exibidos em telão todos os verões e oferecem uma experiência inesquecível, apoiados por intérpretes da ÖGS. Na videoteca, os visitantes podem descobrir curtas-metragens em linguagem de sinais e assisti-los gratuitamente. Após clicar em um filme, um breve resumo é fornecido e a opção de reproduzir o filme diretamente está disponível. Porém, existem alguns filmes que não estão disponíveis, por isso a seleção está sempre mudando. Ressalta-se que alguns filmes também possuem legendas, o que aumenta o alcance das produções.
Graças às últimas Noites de Sinalização, que decorreram no pátio do Museu do Folclore, muitas pessoas puderam juntar-se e partilhar uma experiência muito especial. Louisa e os outros cineastas mostram como é importante quebrar barreiras e fornecer uma plataforma mais diversificada para pessoas surdas e ouvintes. Os filmes apresentados no festival não são apenas divertidos, mas também fornecem informações valiosas sobre a vida e os desafios das pessoas surdas.
Com a difusão destas histórias e a promoção da linguagem gestual, a importância da inclusão e da diversidade na nossa sociedade torna-se cada vez mais impressionante. Continua a ser emocionante ver como estes desenvolvimentos continuarão a desenrolar-se e que novos projectos no campo da arte cinematográfica sem barreiras serão planeados no futuro.