Fechamento do túnel do Elba em Hamburgo: os motoristas devem se preparar!
Flensburg é o ponto de partida da autoestrada mais longa da Alemanha. Saiba mais sobre os próximos fechamentos do Túnel do Elba.

Fechamento do túnel do Elba em Hamburgo: os motoristas devem se preparar!
Os próximos fins de semana serão um desafio para muitos motoristas no norte da Alemanha, já que o Túnel do Elba, em Hamburgo, estará fechado por 55 horas em diversas datas. Os encerramentos afetam os fins de semana de 17 a 20 de outubro, 7 a 10 de novembro e 5 a 8 de dezembro de 2025. Da noite de sexta-feira às 22h. até segunda-feira de manhã, às 5h, ambos os sentidos de viagem serão afetados, o que levará a atrasos significativos no trânsito. Durante este período, cerca de 120 mil veículos passam diariamente pelo túnel, que é considerado um importante entroncamento da A7.
A razão para os encerramentos são trabalhos extensos, incluindo a elevação de novos pórticos de sinalização de trânsito, uma atualização de software do sistema operacional do túnel e a expansão do sistema de proteção acústica e da autoestrada para até oito faixas, incluindo a ligação à nova A26. Estes investimentos fazem parte da modernização e melhoria da infra-estrutura de transportes da região, que inclui mais do que apenas cabos e estradas.
Redirecionamentos e recomendações
Os condutores devem preparar-se para os desvios na A1, A21 e B205. Em particular, os viajantes que se dirigem ao Aeroporto de Hamburgo são aconselhados a reservar mais tempo ou a mudar para o transporte público para evitar atrasos. É de esperar que também surjam engarrafamentos nas vias de desvio, o que poderá aumentar ainda mais o tempo de viagem. No início de outubro, um encerramento anterior do tubo oriental do Túnel do Elba provocou um engarrafamento de cerca de oito quilómetros na direção norte, o que aumentou a sensibilização para os próximos desvios.
Além dos encerramentos já mencionados, o túnel de Stellingen e outros troços da A7 também estão afetados. O túnel de Stellingen ficará fechado por um total de 67 horas, de 14 a 17 de novembro e 6 e 7 de dezembro. A janela temporal ideal para viajantes de longa distância continua a ser uma questão importante, uma vez que Hamburgo representa uma ligação central entre o porto e a área circundante.
O A7 em números e fatos
A A7, com uma extensão total de 962 quilómetros, é a autoestrada mais longa da Alemanha e constitui a ligação norte-sul mais importante. O troço entre Hanôver e Hamburgo, em particular, é um dos mais congestionados da Alemanha. Mais de 130.000 veículos são contados neste trecho da rota todos os dias. A rede de autoestradas da Alemanha, a segunda maior do mundo, estende-se por aproximadamente 13.200 quilómetros e é gerida desde 2021 pela Autobahn GmbH, responsável pela construção, operação e manutenção.
As promessas da lei das autoestradas e os investimentos em infraestruturas prevêem cerca de 8,77 mil milhões de euros para 2024. Apesar da pressão crescente, os estaleiros de construção e o tráfego nas autoestradas continuam a crescer. Mais de 427 mil horas de engarrafamentos foram registadas em todo o país em 2023, cerca de 30 por cento mais do que no ano anterior. Isto faz com que o ambiente para os condutores na Alemanha pareça estressante - especialmente tendo em conta os próximos encerramentos no Túnel do Elba.
No geral, há muito que os motoristas da região devem considerar. Se você estiver bem preparado e ficar de olho nos desenvolvimentos atuais, poderá evitar muitos problemas e perda de tempo.