Recorde de público no Castelo Gottorf: Mais de 53.000 pessoas na exposição Viking!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O Castelo Gottorf em Schleswig registrou um recorde para a exposição Viking com mais de 53.000 visitantes. Saber mais!

Schloss Gottorf in Schleswig verzeichnete mit über 53.000 Besuchern einen Rekord für die Wikingerausstellung. Erfahren Sie mehr!
O Castelo Gottorf em Schleswig registrou um recorde para a exposição Viking com mais de 53.000 visitantes. Saber mais!

Recorde de público no Castelo Gottorf: Mais de 53.000 pessoas na exposição Viking!

O Castelo de Gottorf, em Schleswig, pode orgulhosamente ostentar um novo recorde de visitantes: um total de 53.322 pessoas visitaram a impressionante exposição “Crepúsculo Viking. Um Ponto de Virada no Norte”. A afluência de visitantes não é apenas um grande sucesso para o castelo, mas também para as instituições parceiras - o Museu de Arqueologia, o Museu Viking Haithabu e o Centro Leibniz de Arqueologia (LEIZA) - que colaboraram para organizar esta impressionante mostra. A exposição terminou no último fim de semana e foi noticiada pelos museus estaduais. Além disso, esta marca a exposição especial de maior sucesso nos 26 anos de história da Fundação Castelo de Gottorf, como relata NDR.

Mas o que torna a exposição tão especial? “Viking Twilight” foi dedicado à excitante fase final da Era Viking e ilumina as mudanças políticas e económicas que levaram a um ponto de viragem. Em 1066, quando um exército eslavo atacou e destruiu o centro comercial marítimo de Haithabu, este lugar não só se tornou inesquecível nos livros de história, mas também foi lançada a pedra fundamental para a fundação do centro comercial marítimo de Schleswig. Neste ano, Guilherme, duque da Normandia, conquistou a Inglaterra - acontecimento que teve influência decisiva no curso da história. Este momento emocionante é apresentado de forma impressionante em uma área de exposição de mais de 1.000 metros quadrados, como destaca landesmuseen.sh.

Insights sobre o passado

A exposição oferece uma variedade de achados arqueológicos e resultados de pesquisas atuais do final da Era Viking. Os visitantes puderam desfrutar de exposições fascinantes, incluindo tesouros de ouro e prata, bem como material escrito antigo. Destaca-se especialmente a reedição da famosa Tapeçaria de Bayeux, com 68,38 metros de comprimento e 53 centímetros de largura. Um fragmento do tapete descoberto nos arquivos do Estado também foi exibido publicamente pela primeira vez. Outros destaques incluem o tesouro Morsum da ilha de Sylt e o magnífico broche de prata de Sutton, que vem do Museu Britânico.

A exposição é trilingue e quase inteiramente traduzida para língua gestual, o que sublinha o seu conceito inclusivo. Existe também um amplo programa de acompanhamento com visitas guiadas, workshops e eventos científicos, que é complementado por um laboratório de investigação. A gestão do projeto será assumida pelo Dr. Dieter Quast, enquanto os curadores Dr. Thorsten Lemm, Franziska Lichtenstein M.A.

Olhando para o futuro

O castelo já está planejando a próxima exposição intitulada “TORF”, que será inaugurada na Ilha dos Museus em Schleswig a partir de 10 de dezembro. Aqui os hóspedes podem esperar uma emocionante exposição de obras do artista internacionalmente famoso Daniel Richter.

O que é particularmente digno de nota é que estes sucessos ocorrem num contexto em que as gerações mais jovens, como os Millennials, exigem cada vez mais ofertas experienciais e eventos culturais. Esta geração traz uma lufada de ar fresco ao número de visitantes e mostra que exposições interativas e bem concebidas geram grande interesse. Na verdade, os Millennials, nascidos entre 1981 e 1996, são conhecidos por priorizarem valores como comunidade e experiências em detrimento dos bens materiais, o que também se reflete no aumento do número de visitantes ao Castelo de Gottorf, como relata a Wikipedia.

O Castelo de Gottorf tem demonstrado um bom talento para responder às necessidades dos visitantes e criar eventos atrativos que dão vida à história. Será interessante ver o que o futuro reserva e que novos recordes de visitantes poderão ser estabelecidos!