Günther está lutando por baterias em Heide e pela proibição das redes sociais!
O primeiro-ministro Günther continua optimista quanto à produção de células de bateria em Schleswig-Holstein, apesar da insolvência da Northvolt, e está a promover a proibição das redes sociais para os jovens.

Günther está lutando por baterias em Heide e pela proibição das redes sociais!
A localização de Heide poderá em breve voltar a ser o foco do desenvolvimento económico de Schleswig-Holstein. O primeiro-ministro Daniel Günther (CDU) está trazendo uma lufada de ar fresco ao assunto depois que a empresa sueca Northvolt entrou em falência. Como relata kn-online.de, Günther está planejando atrair um novo investidor para a produção de células de bateria no região. Apesar dos contratempos, o Primeiro-Ministro vê o desenvolvimento como uma oportunidade e continua determinado a colocar no mercado as baterias “Made in Heide” até 2028 ou 2029, o mais tardar.
“Existem vários interessados no site Northvolt e as discussões com o administrador de insolvência estão em andamento”, explicou Günther. Ele também está otimista de que o apoio financeiro necessário para este projeto estratégico, que está sendo financiado com uma quantia de três dígitos milhões, será realizado. Schleswig-Holstein está atualmente a negociar mais de 400 mil milhões de euros de um programa de financiamento federal para garantir parte dos fundos, como relata shz.de.
Desafios e objetivos
Günther enfrenta o desafio de recuperar o tempo perdido após a falência da Northvolt. Espera-se que a meta original de iniciar a produção no início de 2028 seja adiada. No entanto, ele está convencido de que a localização de Heide oferece um grande potencial, especialmente para a produção de células de bateria, hoje muito procuradas. Ele enfatiza: “Temos que produzir baterias de íons de lítio na Alemanha para nos tornarmos mais independentes das cadeias de abastecimento internacionais”.
Outro aspecto que chama a atenção de Günther são os jovens e o uso que fazem das redes sociais. Ele pede a proibição de jovens com menos de 16 anos e vê uma necessidade urgente de ação para controlar os problemas que surgem do uso do Instagram and Co. “Os políticos não reconheceram suficientemente as dificuldades que os jovens enfrentam online”, diz Günther, que é pai de duas filhas e está preocupado com o seu futuro. Como relata shz.de, ele está otimista de que uma proibição possa ser implementada dentro de um ano.
Críticas ao governo
No entanto, nem todos perseguem os mesmos objetivos. O antigo ministro da Economia do Estado questionou criticamente o financiamento da Northvolt e alertou para os riscos financeiros que tais grandes projectos podem implicar. Ele ressalta que o financiamento do governo estadual não se justifica mais porque os objetivos originais não estão sendo alcançados. As diferentes opiniões dentro da coligação que existe entre a CDU e os Verdes estão sempre na agenda [Spiegel.de].
O trabalho estratégico na infraestrutura, como a A20 e o planejado Túnel Fehmarnbelt, também é uma alta prioridade para Günther. Estes projectos destinam-se não só a reforçar a política de segurança da região, mas também a dar um contributo positivo para o desenvolvimento económico. A inauguração do túnel está prevista para 2029 e é um item importante de sua agenda.
No geral, resta saber como se desenvolverá a situação em torno da produção de células de bateria e das redes sociais. O compromisso de Günther é certamente um sinal de que ainda há muitos locais de construção que precisam de ser trabalhados em Schleswig-Holstein para que a região possa avançar para um futuro económica e socialmente mais forte.