O café está se tornando um bem de luxo: o aumento de preços atinge os amantes do café de Kiel!
Kiel enfrenta as eleições para prefeito enquanto os preços do café sobem e Vonovia enfrenta acusações de fraude. Desenvolvimentos atuais.

O café está se tornando um bem de luxo: o aumento de preços atinge os amantes do café de Kiel!
No norte da Alemanha, o café está a tornar-se cada vez mais um bem de luxo. A tradicional torrefadora de Kiel, Heyck, paga atualmente duas vezes e meia o preço do café verde em comparação com a primavera de 2024. As razões para isso incluem colheitas fracas causadas pelas alterações climáticas e o aumento da procura por parte da Ásia, especialmente da Índia e da China. Como resultado destes desenvolvimentos, muitos comerciantes de Kiel são forçados a aumentar os preços do café, o que também se deve aos aumentos globais dos preços do café. Alto notícias diárias Os preços do café estão no seu nível mais alto dos últimos 50 anos e são esperados novos aumentos de preços no futuro. A combinação de condições climáticas extremas e custos logísticos crescentes agrava ainda mais a situação.
Com um grande número de países em crescimento, como o Brasil e o Vietname, responsáveis por mais de 90% do volume global de café, a situação torna-se ainda mais precária. Condições climáticas incomuns, como as recentes secas no Brasil e a devastação causada pelas graves inundações no Vietnã, afetaram gravemente a colheita. Estes desenvolvimentos não têm apenas impacto nos preços de retalho, mas também nos torrefadores de café e nos proprietários de plantações, que agora têm de enfrentar custos mais elevados.
Decisões políticas e assuntos cívicos
A eleição de um novo prefeito acontecerá em Kiel no dia 16 de novembro. O campo de candidatos é diversificado: Ulf Daude foi nomeado pelo SPD e centra-se em questões como a coesão da população de Kiel, os investimentos em instituições de ensino e a promoção de pequenas e médias empresas. Como atual diretor da escola comunitária de Brook, em Gaarden, ele traz muita experiência para a eleição. Ao mesmo tempo, Samet Yilmaz foi nomeado pelos VERDES. O chefe de departamento do Ministério do Interior de Schleswig-Holstein também persegue o objetivo de construir pontes entre os distritos, mas ainda não apresentou quaisquer projetos específicos. Os eleitores podem se preparar para um segundo turno incerto em 7 de dezembro, sem nenhum favorito claro visível no horizonte Controvérsia de Kiel relatado.
Paralelamente às eleições, verificam-se desenvolvimentos preocupantes na situação de vida dos cidadãos de Kiel. Um inquilino fez recentemente alegações de fraude contra a empresa imobiliária Vonovia. Acusa a empresa de faturar custos operacionais sem prestar os serviços correspondentes, o que o Ministério Público de Kiel está atualmente a investigar. O foco aqui está particularmente no cuidado do jardim e na manutenção de áreas de lazer.
Desafios comerciais em Kiel
Além disso, a cidade de Kiel está preocupada com o destino da “loja de viagens”, que terá de fechar as portas até ao final de janeiro devido a “roubo de conselhos”. Os clientes muitas vezes compram mais barato online após consulta na loja, o que leva a perdas financeiras significativas para a loja de viagens. Atualmente há uma liquidação com pechinchas de até 50% de desconto.
Há outro motivo de preocupação na forma de um desarmamento iminente de uma bomba. Uma bomba não detonada da Segunda Guerra Mundial será desativada em Suchsdorf no sábado, 15 de novembro. Cerca de 1.740 residentes têm de pagar temporariamente pelos seus apartamentos. A B76 e a rota ferroviária entre Kiel e Eckernförde também serão fechadas, o que complica ainda mais a situação no tráfego local.
Portanto, ainda há muita coisa na agenda da comunidade de Kiel, e os próximos dias poderão ser cruciais para o futuro desenvolvimento da cidade - não só no que diz respeito às eleições, mas também no que diz respeito aos desafios económicos e sociais.