A Noruega fortalece a sua marinha com uma encomenda bilionária de submarinos de Kiel!
A Noruega encomenda mais dois submarinos de Kiel à TKMS para fortalecer a segurança marítima no Atlântico Norte.

A Noruega fortalece a sua marinha com uma encomenda bilionária de submarinos de Kiel!
O estaleiro Thyssenkrupp Marine Systems (TKMS) do norte da Alemanha recebeu um pedido significativo. A Noruega encomenda mais dois submarinos não nucleares da classe U212CD, o que garantirá ao fabricante alemão um negócio decente no valor equivalente a cerca de 3,9 mil milhões de euros (46 mil milhões de coroas). Este relatório n-tv. O último pedido já complementa um pedido anterior de 2021 para quatro submarinos. Agora há um volume total de quase 100 mil milhões de coroas para todos os seis submarinos que a Noruega encomendou.
O Ministro da Defesa norueguês, Tore Sandvik, destaca que o aumento das atividades das forças russas no Atlântico Norte e no Mar de Barents é motivo de preocupação. “Monitoramos uma enorme área de dois milhões de quilômetros quadrados no Atlântico Norte”, explica Sandvik. Os novos submarinos serão usados principalmente para monitorar submarinos russos estacionados na Península de Kola. O resultado deste planeamento estratégico é também a decisão de adquirir mísseis de longo alcance que podem atingir alvos a uma distância de até 500 km, para os quais foram destinados 19 mil milhões de coroas.
Cooperação entre Alemanha e Noruega
Os submarinos da classe U212CD são o resultado de uma estreita cooperação armamentista entre a Noruega e a Alemanha, que também visa explorar sinergias em operações, logística e reparos. Ambos os parceiros da OTAN concordaram em adquirir um total de seis submarinos deste tipo, melhorando assim significativamente as capacidades operacionais, especialmente no flanco norte da OTAN. Como NDR Alegadamente, os submarinos foram originalmente aprovados em 2021, sendo dois para a Alemanha e quatro para a Noruega.
A construção dos primeiros submarinos já está em andamento e começou em Kiel em 2023. No entanto, a distribuição exata da produção entre Kiel e Wismar, onde poderiam ser criados até 1.500 novos empregos, permanece incerta. “Esperamos que esta encomenda fortaleça ainda mais a indústria marítima em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental”, disse a Primeira-Ministra Manuela Schwesig. O pedido faz parte de uma estratégia abrangente da Marinha Alemã para avançar no planejamento da Marinha 2035+.
Tecnologia e tempo
O contrato inclui a construção de submarinos com aproximadamente 72 metros de comprimento e equipados com tecnologia de sensores aprimorada que permite vigilância e táticas operacionais de última geração. Os primeiros submarinos estão programados para serem entregues a partir de 2029, enquanto os seis submarinos alemães estão programados para serem entregues entre 2032 e 2037, de acordo com o Portal de imprensa relatórios. O TKMS também está de olho num novo contrato importante de armas para o Canadá, que envolve a construção de oito a doze submarinos convencionais.
Dado que a procura por estas tecnologias é elevada, a TKMS estará em plena capacidade no início da década de 2040, com um volume total de encomendas de 18,5 mil milhões de euros. O sucesso destas encomendas mostra mais uma vez a importância dos projectos de cooperação no seio da NATO e o papel que a indústria alemã desempenha neles.